Esse conteúdo deverá ser estudado para a prova de recuperação do 1º trimestre. A prova será realizada no dia 09/06/2010 quarta feira na escola, os alunos que estudam pela manhã será as 14hs, e os que estudam a tarde será as 8hs.
Também tem uma cópia do conteúdo para quem quiser tirar xerox na rua Félix da cunha no visual express ao lado do antigo Teorema.
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
18 comentários:
Esporte de rendimento
A principal preocupação é o resultado da competição e quem pratica se dedica mais. É o esporte profissional. É caracterizado pela superação de limites, metas e adversários, dificilmente pode ser denominado como saudável. O esporte de rendimento é caracterizado pela competição.
Todos os esforços das pessoas envolvidas estão voltados justamente para a preparação para a competição.
No esporte de rendimento, a principal preocupação é o resultado da competição e, para se sair bem dentro dessa lógica, é preciso se dedicar intensamente para conseguir cada vez mais o desempenho individual e/ou coletivo. Tal dedicação, muitas vezes exclusiva, pode levar a diferentes níveis de profissionalização (atletas, comissão técnica, dirigentes).
O que é esporte de participação?
É praticado no tempo livre das pessoas. O principal objetivo é o lazer.
É o esporte que não precisa de preocupação em ganhar ou perder, que participam por vontade própria. É praticado no tempo livre das pessoas (lazer)
O que é atividade física?
ualquer movimento produzido que resulte em um gasto de energia.
qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte gasto energético maior que os níveis de repouso.
Modernamente, o termo refere-se em especial aos exercícios executados com o fim de manter a saúde física, mental e espiritual; em outras palavras a "boa forma".
O que é exercício físico?
Atividade física realizada de forma planejada e sistemática, de frequência
e intensidade definidas com o objetivo de melhorar ou manter a condição física.
"O que é jogo?"
Atividade voluntária, onde a criação de regras é feita pela participação.
São atividades recreativas que seguem certas regras que podem ser feitas ou criadas num ambiente restrito ou até mesmo imediato.
Atividade voluntária,exercida dentro de determinados limites de tempo e espaço, e se caracteriza,basicamente, pelo seguinte: criação e alteração de regras pelos próprios participantes, obediência de cada participante ao que foi combinado coletivamente e
apreciação do ato de jogar sem qualquer interesse em um resultado final.
"O que é esporte?"
É a manifestação da cultura corporal de movimentos, orientada pela comparação de um determinado desempenho entre indivíduo ou grupos.
O objetivo principal do esporte foi a conservação ou o incremento de atributos físico como a agilidade ou força. Atividades ou competitivas que exigem certa dose de esforço físico ou de habilidade.
Podem ser individual ou coletivo.
O esporte ajuda também a fomentar certas qualidades espirituais como a coragem, a disciplina e a constância.
Esporte é uma atividade física ou mental (xadrez, por exemplo) sujeita a determinados regulamentos e que geralmente visa a competição entre os praticantes. Para ser esporte tem de haver envolvimento de habilidades e capacidades motoras, regras instituídas por uma confederação regente e competitividade entre opostos.
"Nado Sincronizado"
O nado sincronizado pode ser confundido com a prática artística,o nado é um conjunto de exercicio que dever ser feito literalmente em sincronia ele pode ser feito em dupla ou de oito integrantes e deve ser feito em piscinas olímpicas.
O nado sincronizado antigamente era chamado de balé aquático. O esporte envolve equilíbrio, ritmo, dança, agilidade, entre outras. Pode ser realizado em grupos ou individual.
O esporte é praticamente feminino.
A natação sincronizada exije habilidades de primeira ordem na água ao exigir força, resistência, flexibilidade, benevolência, arte e o sincronismo preciso, sem mencionar o controle excepcional da respiração quando estiver de cabeça para baixo na água.
"Handebol"
É uma adaptação do futebol mas jogado com as mãos. É composto de duas equipes, cada uma com sete jogadores. E o objetivo assim como o futebol é o gol.
O handebol é um esporte extremamente disputado. É um jogo de velocidade e muita ação e que exige uma preparação atlética bastante aprimorada. Durante uma partida de handebol é importante saber coordenar bem os movimentos para frente, para trás e para os lados. Além disso, é necessária a preparação para eventuais mergulhos, saltos e impulsões, tudo isso para se antecipar às jogadas e chegar na bola sempre antes do adversário.
Pode ser praticado na areia, campo ou na salão.
O tamanho de bola, muda de grupo para grupo.
O Handebol é um esporte coletivo de atividade motora completa.
"Basquete"
É um esporte coletivo, jogado por duas equipes de cinco jogadores e o objetivo é passar a bola por dentro da cesta e os pontos são dados dependendo do local e da distância em que a bola foi arremessada.
O objetivo do jogo é introduzir a bola no cesto da equipe adversária (marcando pontos) e, simultaneamente, evitar que esta seja introduzida no próprio cesto, respeitando as regras do jogo. A equipe que obtiver mais pontos no fim do jogo vence. É jogado por duas equipes de 5 jogadores.
O basquete é um esporte de agilidade e resistência, que desenvolve coordenação visual e motora.
"Judô"
O judô é uma arte marcial esportiva. Foi criado no Japão, em 1882, pelo professor de Educação Física Jigoro Kano. Ao criar esta arte marcial, Kano tinha como objetivo criar uma técnica de defesa pessoal, além de desenvolver o físico, espírito e mente. Esta arte marcial chegou ao Brasil no ano de 1922, em pleno período da imigração japonesa.
É praticado como arte marcial, o objetivo é fortalecer o corpo, a mente e o espírito de forma integrada e também desenvolve técnicas de defesa pessoal. A técnica é basicamente usar a força e o peso do oponente contra ele.
O Judô tem como filosofia integrar corpo e mente. Sua técnica utiliza os músculos e a velocidade de raciocínio para dominar o oponente.
Judô não é simplesmente a arte de lutar, pois carrega também consigo uma filosofia de vida (como a palavra Judô, que significa "caminho da suavidade" sugere). Judô, assim como quaisquer outras artes marciais, não existem para serem usadas para a violência, mas sim para o auto-aprimoramento tanto físico quanto intelectual.
"Ginástica Artística"
É uma modalidade de ginástica onde os atletas realizam um conjunto de exercícios em aparelhos oficiais. Movimentos que revelam força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle do corpo. É um esporte individual e praticado por ambos os sexos.
As apresentações da ginástica artística são individuais,possuem o tempo aproximado de trinta a noventa segundos de duração,são realizadas em diferentes aparelhos-sob um conjunto de exercícios-e separadas em competições femininas e masculinas,e é preciso ter muita flexibilidade nesse esporte.
A ginástica artística, também conhecida como ginástica olímpica é um esporte que requer força, agilidade, coordenação, controle do corpo, flexibilidade, equilíbrio e elegância. Os ginastas realizam exercícios em aparelhos oficiais.
"Salto em Distância"
Tem como objetivo superar forças atrito, gravidade e resistência. É um esporte individual e exige força e resistência.
Salto em distância (ou em comprimento) é uma modalidade olímpica de atletismo. Pratica-se individualmente. Forma-se uma extensão onde se encontra areia. Ali, quem pular mais longe, ganha a competição. A prova divide-se em: corrida, impulso, vôo e queda.
o atleta corre numa pista, de no mínimo 40 metros, e deve efetuar o salto antes de uma tábua de 20 cm de largura. Ao cair na areia é feita a medição da distância obtida. Vence o atleta que conseguir o salto com maior distância.
"Saltos Ornamentais"
Saltos ornamentais ou saltos para a água é o nome dado ao conjunto de habilidades que envolve saltar de uma plataforma elevada em direção à água, executando movimentos estéticos durante a queda. Além de ser uma tradição em muitas comunidades, tanto humanas como animais, que vivem próximas de uma massa de água, o salto ornamental é um esporte de grande técnica, plasticidade e flexibilidade.
Na modalidade esportiva, as condições naturais são limitadas pela plataforma fixa, que pode ter até 10 metros de altura em relação à piscina (que deve ter no mínimo 4 metros de profundidade).
São avaliadas a criatividade do saltador, sua destreza, o rigor na execução do salto previsto, a simetria (o saltador não pode se desviar para os lados), a cadência dos movimentos (não pode executar muitos movimentos em um espaço curto de tempo, reservando o restante da queda para poucos movimentos) e a entrada na água, que deve ser perfeitamente vertical e deve espalhar o mínimo de água possível (o efeito é conhecido como splash).
"Ciclismo"
Ciclismo é um esporte praticado com a utilização de bicicletas. Nesta modalidade as pistas podem ser de concreto ou madeira. As provas são: velocidade, perseguição individual, perseguição por equipes, velocidade olímpica, corridas por pontos, quilômetro contra o relógio, madison (uma hora de corrida para cada ciclista, sendo o vencedor aquele que fizer mais voltas) e keirin (oito voltas na pista em que os ciclistas devem acompanhar uma bicicleta motorizada).
A prática do ciclismo, desde que feita com orientações de especialistas e acompanhamento médico, é benéfica para o desenvolvimento muscular e cardiovascular. É uma excelente atividade aeróbica e sua prática regular queima muitas calorias.
"Tênis"
É um desporto de origem britânica, disputado em quadras geralmente abertas e de superfícies sintéticas (Australia Open), cimento (US Open), saibro (Roland Garros), ou relva (Wimbledon). Participam no jogo dois oponentes ou duas duplas de oponentes, podendo ser mistas (homens e mulheres) ou não. A quadra é dividida em duas meia-quadras por uma rede, e o objetivo do jogo é rebater uma pequena bola para além da rede (para a meia-quadra adversária) com ajuda de uma raquete.
Esporte praticado por dois oponentes colocados em lados opostos da quadra, também separada por uma rede, entretanto posicionada mais abaixo do que a do voleibol. O instrumento usada nesse esporte chama-se raquete.
Para marcar ponto é preciso que a bola toque no solo em qualquer parte dentro da quadra adversária, fazendo com que o adversário não consiga devolver a bola antes do segundo toque, ou que a devolva para fora dos limites de outra meia-quadra.
"Voleibol de praia"
O vôlei de praia é uma adaptação do voleibol, normalmente disputado em quadra, para as areias.
O jogo é disputado em uma quadra de 16 por 8m, dividido em dois campos iguais. Embora a maioria das regras do jogo seja igual a do voleibol, existem algumas particularidades. O objetivo do jogo é o mesmo: fazer com que a bola caia no campo adversário.
No vôlei de praia, ganha o jogo quem fizer 21 pontos, respeitando uma diferença de dois pontos em relação à pontuação do adversário. As partidas são disputadas por dois a quatro jogadores, no entanto, na grande maioria das vezes é disputada por dois jogadores de cada lado.
Nessa modalidade não existe substituição de jogadores, se por acaso o jogador se machucar, serão dados cinco minutos para sua recuperação, caso contrário a dupla será considerada incompleta.
O vôlei de praia é muito praticado na Europa e principalmente, no Brasil e Estados Unidos, sendo que os principais atletas são desses dois países.
"Maratona"
A maratona é a mais longa, desgastante e uma das mais difíceis e emocionantes provas do atletismo olímpico. Ela é disputada na distância de 42.195 m (42,195 km) desde 1908. É tradicionalmente o último evento dos Jogos Olímpicos.
A maratona é uma corrida de longa distância ou de fundo, realizada parcialmente ou totalmente fora do estádio, ou seja em estrada. A distância que, segundo a lenda, teria percorrido um soldado grego, Filípides, para anunciar que os helenos haviam vencido uma batalha contra os persas. O trecho teria sido entre a planície de Maratona (o local da batalha) até a cidade de Atenas.
A maratona é uma prova que envolve grande resistência física.
"Atletismo"
O atletismo é um conjunto de esportes constituído por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos. De modo geral, o atletismo é praticado em estádios, com exceção de algumas corridas de longa distância, praticadas em vias públicas ou no campo, como a maratona.
Nos primórdios de nossa civilização, o homem das cavernas, de forma natural, praticava uma série de movimentos, nas atividades de caça, em sua defesa própria etc. Ele saltava, corria, lançava, enfim desenvolvia uma série de habilidades relacionadas com as diversas provas de uma competição de atletismo. Podemos verificar que as provas de atletismo são atividades naturais e fundamentais do homem: o andar, o correr, o saltar e o arremessar.
Compõe-se de marchas, corridas, saltos e arremessos. Além disso, o desenvolvimento dessas habilidades são necessárias à prática de outras modalidades esportivas.
O atletismo surge nos jogos Antigos da Grécia. Desde então, o homem vem tentando superar seus movimentos essenciais.
Na definição moderna, o atletismo é um esporte com provas de pista (corridas rasas, corridas com barreiras ou com obstáculos, saltos, arremessos, lançamentos e provas combinadas, como o declato e heptatlo); corridas de ruas (como maratonas e corridas de montanhas); provas de cross country (corridas de obstáculos naturais ou artificiais); e marcha atlética.
Considerado o esporte-base, por testar todas as característica básicas do homem, o atletismo não se limita somente à resistência física, mas integra essa resistência à habilidade física.
SALTOS
Salto em distância: o atleta corre numa pista, de no mínimo 40 metros, e deve efetuar o salto antes de uma tábua de 20 cm de largura. Ao cair na areia é feita a medição da distância obtida. Vence o atleta que conseguir o salto com maior distância.
- Salto em altura: nesta competição o atleta deve percorrer uma pista (mínimo de 20 metros) e com uma vara saltar por cima do sarrafo (barra horizontal). O atleta pode tocar o sarrafo, porém o mesmo não pode cair. A altura vai aumentando a cada salto positivo. Vence o atleta que conseguir saltar maior altura sem derrubar o sarrafo.
Arremessos e Lançamentos
Existem quatro modalidades nesta categoria: arremesso de peso, lançamento de dardo, de martelo e de disco. Em todas elas, vence o atleta que conseguir arremessar o objeto a uma distância maior.
Postar um comentário