quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Polo Aquático


Coloque suas considerações sobre:

11 comentários:

Stéfano Marques 1ºB disse...

O pólo aquático é um esporte coletivo praticado em piscina e disputado por duas equipes. Este esporte foi criado no século XIX (por volta de 1870), na cidade de Londres (Inglaterra). Porém, há relatos que indicam que o esporte era praticado desde o século XVIII, principalmente na Inglaterra e na Escócia.
O pólo aquático é praticado em piscinas que devem ter entre 20mRegras

- O objetivo do jogo é marcar gols. A equipe que marcar um número maior de gols vence a partida;
- A bola não pode ser segurada com as duas mãos ao mesmo tempo (com exceção do goleiro). A bola deve ser conduzida por uma das mãos ou pelos braços;
- Cada partida é dividida em quatro tempos de sete minutos cada. Quando há empate em partidas eliminatórias, há prorrogação e, se continuar empatada, ocorre a disputa por pênaltis (cinco cobranças para cada lado);
- São consideradas faltas: segurar a bola com as duas mãos ao mesmo tempo, manter a bola sob a água, pegar impulso no fundo da piscina e empurrar o adversário;
- Cada equipe possui 30 segundos para efetuar uma jogada.

Federações e Confederações

- A Fina (Federação Internacional de Natação) é o organismo internacional responsável pela organização de eventos e campeonatos de pólo aquático em nível mundial. No Brasil, a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) realiza campeonatos e organiza o esporte.

Campeonatos

A competição de pólo aquático mais importante é a Liga Mundial. O Campeonato Mundial, outra competição importante do calendário deste esporte, é realizado a cada dois anos. A Fina também realiza, a cada 4 anos, a Copa do Mundo de Pólo Aquático. O pólo aquático também faz parte do quadro de esportes dos Jogos Olímpicos.

Potências do Pólo Aquático

Em 2007, a Liga Mundial foi vencida pela equipe da Sérvia (masculino) e Estados Unidos (feminino). O campeonato mundial disputado na Austrália, também em 2007, foi vencido pela Croácia (masculino) e Estados Unidos (feminino). e 30m de comprimento, entre 10m e 20m de largura e, no mínimo, 2 metros de profundidade. Em cada extremidade da piscina é colocado um gol (meta) de 3m de largura e 90cm de altura.
As equipes são formadas por sete jogadores de linha (que atuam na partida) e seis suplentes (reservas). Os gorros ou tocas são usados para diferenciar cada equipe. Os goleiros devem usar tocas vermelhas.
A bola de pólo aquático deve ter entre 400 e 450 gramas de peso. O diâmetro deve ficar entre 68 e 71 centímetros.

Gabriela Marques 1D disse...

O Polo aquático é um esporte de confronto entre duas equipes, cujo objetivo é fazer o maior número de gols possíveis para a sua equipe. Esse esporte tem muita semelhança com o handebol, uma vez que a bola é passada com as mãos e arremessada ao gol. Mas, há uma característica definidora para o polo aquático: ele é jogado na água. Portanto, saber nadar é fundamental para a prática desse esporte.

Embora não seja um esporte muito popular entre nós brasileiros, o polo aquático é disputado em Jogos Olímpicos desde 1900, nas Olimpíadas de Paris. O Brasil, por sua vez, só teve vaga na disputa nos Jogos de Antuérpia, em 1920, quando conquistou a sexta colocação. Para fins oficiais, o polo aquático teria surgido na Inglaterra durante o século XIX, mas há indícios de que ele já era jogado no século XVII na Escócia e na própria Inglaterra.

Oficialmente, as competições são disputadas em piscinas de dimensões variáveis: a largura deve medir entre dez e vinte metros; o comprimento deve medir entre 20 e 30 metros; e a profundidade mínima deve ser de dois metros. A duração de uma partida é de quatro tempos de sete minutos cada. A bola apresenta massa variável entre 400 e 450 gramas e são diferentes para jogos femininos e masculinos.

João Pedro 1ºB disse...

O Pólo Aquático surgiu em Londres no final do século passado (provavelmente em 1870). Entretanto, sua primeira regulamentação apareceu na cidade de Glasgow, num escrito de Mr. W. Wilson, quando pela primeira vez foi usada a denominação de “water-pólo”.

Dessa época em diante começou a sua difusão internacional, com a conseqüente evolução técnica do novo desporto, com várias distinções da forma de jogar originária.

Como berço do pólo aquático, a Inglaterra deteve a hegemonia internacional da modalidade por muitos anos., sagrando-se campeão olímpico nos anos de 1900. 1912. 1918 e 1920. Essa hegemonia, entretanto, passou a ser disputada pela Bélgica, França e Hungria. O “craw” foi implantado no pólo aquático e, aos três países acima mencionados, ombrearam-se os suecos e alemães. Depois, a supremacia mundial passou para a Hungria que se tornou campeã européia de 1925 e 1927, perdendo os jogos olímpicos de Amsterdã em 1928 para os alemães.

O pólo aquático foi introduzido no Brasil por Flávio Vieira que organizou um torneio na enseada de Botafogo, no Rio de Janeiro, em 1913. O primeiro jogo internacional somente ocorreu em 1919, em águas livre da Baia de Guanabara, quando o Brasil venceu a Argentina. O Brasil não tem tido destaque nos jogos olímpicos. No plano das Américas, disputamos a supremacia com Argentina e Estados Unidos.

O pólo aquático é um desporto coletivo, disputado numa quadra delimitada numa piscina ou em águas livre, denominadas “campo”, tendo cada equipe sete jogadores, com o objetivo de marcar gols. É um desporto marcado pela movimentação, velocidade e resistência. A bola, normalmente, é movimentada pelas mãos dos praticantes mas, excepcionalmente, pode-se usar os pés.

O atleta de pólo aquático tem de apresentar excepcionais qualidades físicas e morais, precisando ser, acima de tudo, um exímio nadador, que ao mesmo tempo deverá ser fundista e velocista, dispondo de condições naturais de estabilidade e locomoção no meio liquido, em condições idênticas às que apresentaria se estivesse na terra. Por isso, na água, tem que flutuar, mover-se com facilidade, agilidade e explosão.

Luiza Nunes, 1ºE disse...

O Polo aquático é um esporte de confronto entre duas equipes, cujo objetivo é fazer o maior número de gols possíveis para a sua equipe. Esse esporte tem muita semelhança com o handebol, uma vez que a bola é passada com as mãos e arremessada ao gol. Mas, há uma característica definidora para o polo aquático: ele é jogado na água. Portanto, saber nadar é fundamental para a prática desse esporte.
Oficialmente, as competições são disputadas em piscinas de dimensões variáveis: a largura deve medir entre dez e vinte metros; o comprimento deve medir entre 20 e 30 metros; e a profundidade mínima deve ser de dois metros. A duração de uma partida é de quatro tempos de sete minutos cada. A bola apresenta massa variável entre 400 e 450 gramas e são diferentes para jogos femininos e masculinos.
As duas equipes são formadas por sete jogadores cada, os quais não podem pegar a bola com as duas mãos ao mesmo tempo (com exceção do goleiro) e nem afundar a bola para impedir o adversário de roubá-la. A diferenciação entre os jogadores de cada equipe se dá por meio da cor da touca, que deve ser distinta entre os times. Mais uma vez os goleiros são exceções: ambos usam toucas de cor vermelha.

Silmara Simões disse...

O polo aquático é um desporto coletivo, semelhante no princípio básico do handebol. As equipes devem tentar jogar a bola dentro da baliza adversária, defendido pelo guarda-redes, mas é praticado dentro de uma piscina.
Cada equipa é formada por sete jogadores (incluindo o guarda-redes) e seis suplentes, e o campo de jogo é um piscina de no mínimo 20 e no máximo 30 metros de comprimento — distância entre os dois gols —, no mínimo 10 e no máximo 20 metros de largura e a profundidade mínima de 2 metros. O gol é uma baliza de 3 metros de largura e 90 centímetros acima da superfície da água.

As duas regras básicas oficiais são: a bola não pode ser segurada com as duas mãos juntas por qualquer jogador com excepção do guarda-redes, a bola não pode ser afundada por qualquer jogador quando atacado.

Anônimo disse...

Há muita controvérsia sobre a verdadeira origem do pólo aquático, mas sabe-se que, no início, a modalidade era uma versão do rúgbi (esporte em que o objetivo é avançar sobre o terreno do adversário), praticado em rios com uma bola feita de borracha conhecida como “pulu”. Os ingleses, inventores do esporte, pronunciavam “polo”. Foi a partir daí que nasc­eu o nome “water (água, em inglês) polo”.
Com o crescente interesse pela nova modalidade, a London Swimming Association fez, em 1870, com que as partidas passassem a ser disput­adas em ginásios cobertos. Pouco depois, os escoceses mudaram o objetivo do jogo e, em vez de avançarem sobre a área do adversário, os jogadores passaram a tentar fazer o gol em uma baliza de 3m por 90cm.
Como era um esport­e muito difundido na Europa, o pólo aquático acabou chegando ao Brasil por meio de jovens que retornaram ao país após uma temporada no exterior. Com isso, já era praticado logo no início do século 20.

Alexssandra 7a disse...

O jogo foi oficialmente inventado no fim do século XIX, embora existam desportos ancestrais ao polo aquático praticados desde o início do século XVIII.Era conhecido como o raguebi aquático e junto ao futebol, foram os primeiros desportos coletivos oficiais das olimpiadas dos tempos modernos.
Cada equipa é formada por sete jogadores (incluindo o guarda-redes) e seis suplentes, e o campo de jogo é um piscina de no mínimo 20 e no máximo 30 metros de comprimento — distância entre os dois gols —, no mínimo 10 e no máximo 20 metros de largura e a profundidade mínima de 2 metros. O gol é uma baliza de 3 metros de largura e 90 centímetros acima da superfície da água. As duas regras básicas oficiais são: a bola não pode ser segurada com as duas mãos juntas por qualquer jogador com excepção do guarda-redes, a bola não pode ser afundada por qualquer jogador quando atacado. Existem dois tipo de bola: uma para as mulheres e outra para os homens. A bola tem entre 400 e 450 gramas, e perímetro entre 68 e 71 centímetros. A excepção do guarda-redes, não pode ser tocada com as duas mãos pelos jogadores.Diferentemente do futebol, onde não há limite de tempo, no polo aquático as equipas devem executar as suas jogadas em 24 segundos. O jogo é dividido em quatro partes de 8 minutos de tempo útil. Os jogadores usam gorros de pano, com proteções para as orelhas, sendo que uma equipa usa gorros brancos e a outra usa gorros azuis. Os gorros dos guarda-redes são vermelhos. Entre as melhores equipas mundiais estão a Hungria, Sérvia, Montenegro, Espanha, Rússia entre outras. Em Portugal, o polo aquático ainda é amador mas esta a ganhar cada vez mais praticantes. O pólo aquático é um esporte coletivo praticado em piscina e disputado por duas equipes. Este esporte foi criado no século XIX (por volta de 1870), na cidade de Londres (Inglaterra). Porém, há relatos que indicam que o esporte era praticado desde o século XVIII, principalmente na Inglaterra e na Escócia. O pólo aquático é praticado em piscinas que devem ter entre 20m m e 30m de comprimento, entre 10m e 20m de largura e, no mínimo, 2 metros de profundidade. Em cada extremidade da piscina é colocado um gol (meta) de 3m de largura e 90cm de altura. As equipes são formadas por sete jogadores de linha (que atuam na partida) e seis suplentes (reservas). Os gorros ou tocas são usados para diferenciar cada equipe. Os goleiros devem usar tocas vermelhas. A bola de pólo aquático deve ter entre 400 e 450 gramas de peso. O diâmetro deve ficar entre 68 e 71 centímetros.O objetivo do jogo é marcar gols. A equipe que marcar um número maior de gols vence a partida; - A bola não pode ser segurada com as duas mãos ao mesmo tempo (com exceção do goleiro). A bola deve ser conduzida por uma das mãos ou pelos braços; - Cada partida é dividida em quatro tempos de sete minutos cada. Quando há empate em partidas eliminatórias, há prorrogação e, se continuar empatada, ocorre a disputa por pênaltis (cinco cobranças para cada lado); - São consideradas faltas: segurar a bola com as duas mãos ao mesmo tempo, manter a bola sob a água, pegar impulso no fundo da piscina e empurrar o adversário; - Cada equipe possui 30 segundos para efetuar uma jogada. A Fina (Federação Internacional de Natação) é o organismo internacional responsável pela organização de eventos e campeonatos de pólo aquático em nível mundial. No Brasil, a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) realiza campeonatos e organiza o esporte. A competição de pólo aquático mais importante é a Liga Mundial. O Campeonato Mundial, outra competição importante do calendário deste esporte, é realizado a cada dois anos. A Fina também realiza, a cada 4 anos, a Copa do Mundo de Pólo Aquático. O pólo aquático também faz parte do quadro de esportes dos Jogos Olímpicos.Em 2007, a Liga Mundial foi vencida pela equipe da Sérvia (masculino) e Estados Unidos (feminino). O campeonato mundial disputado na Austrália, também em 2007, foi vencido pela Croácia (masculino) e Estados Unidos (feminino).
[editar]

Andressa ribeiro 2C. disse...

O que é e história do pólo aquático

O pólo aquático é um esporte coletivo praticado em piscina e disputado por duas equipes. Este esporte foi criado no século XIX (por volta de 1870), na cidade de Londres (Inglaterra). Porém, há relatos que indicam que o esporte era praticado desde o século XVIII, principalmente na Inglaterra e na Escócia.

A piscina, as equipes e a bola

O pólo aquático é praticado em piscinas que devem ter entre 20m m e 30m de comprimento, entre 10m e 20m de largura e, no mínimo, 2 metros de profundidade. Em cada extremidade da piscina é colocado um gol (meta) de 3m de largura e 90cm de altura.

As equipes são formadas por sete jogadores de linha (que atuam na partida) e seis suplentes (reservas). Os gorros ou tocas são usados para diferenciar cada equipe. Os goleiros devem usar tocas vermelhas.

A bola de pólo aquático deve ter entre 400 e 450 gramas de peso. O diâmetro deve ficar entre 68 e 71 centímetros.

Regras

- O objetivo do jogo é marcar gols. A equipe que marcar um número maior de gols vence a partida;
- A bola não pode ser segurada com as duas mãos ao mesmo tempo (com exceção do goleiro). A bola deve ser conduzida por uma das mãos ou pelos braços;
- Cada partida é dividida em quatro tempos de sete minutos cada. Quando há empate em partidas eliminatórias, há prorrogação e, se continuar empatada, ocorre a disputa por pênaltis (cinco cobranças para cada lado);
- São consideradas faltas: segurar a bola com as duas mãos ao mesmo tempo, manter a bola sob a água, pegar impulso no fundo da piscina e empurrar o adversário;
- Cada equipe possui 30 segundos para efetuar uma jogada.

Federações e Confederações

- A Fina (Federação Internacional de Natação) é o organismo internacional responsável pela organização de eventos e campeonatos de pólo aquático em nível mundial. No Brasil, a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) realiza campeonatos e organiza o esporte.

Campeonatos

A competição de pólo aquático mais importante é a Liga Mundial. O Campeonato Mundial, outra competição importante do calendário deste esporte, é realizado a cada dois anos. A Fina também realiza, a cada 4 anos, a Copa do Mundo de Pólo Aquático. O pólo aquático também faz parte do quadro de esportes dos Jogos Olímpicos.

Potências do Pólo Aquático

Em 2007, a Liga Mundial foi vencida pela equipe da Sérvia (masculino) e Estados Unidos (feminino). O campeonato mundial disputado na Austrália, também em 2007, foi vencido pela Croácia (masculino) e Estados Unidos (feminino).

Adelino soares 1ºE disse...

O polo aquático é um desporto coletivo, semelhante no princípio básico do handebol. As equipes devem tentar jogar a bola dentro da baliza adversária, defendido pelo guarda-redes, mas é praticado dentro de uma piscina.


O jogo foi oficialmente inventado no fim do século XIX, embora existam desportos ancestrais ao polo aquático praticados desde o início do século XVIII.Era conhecido como o raguebi aquático e junto ao futebol, foram os primeiros desportos coletivos oficiais das olimpiadas dos tempos modernos.
Cada equipa é formada por sete jogadores (incluindo o guarda-redes) e seis suplentes, e o campo de jogo é um piscina de no mínimo 20 e no máximo 30 metros de comprimento — distância entre os dois gols —, no mínimo 10 e no máximo 20 metros de largura e a profundidade mínima de 2 metros. O gol é uma baliza de 3 metros de largura e 90 centímetros acima da superfície da água.
As duas regras básicas oficiais são: a bola não pode ser segurada com as duas mãos juntas por qualquer jogador com excepção do guarda-redes, a bola não pode ser afundada por qualquer jogador quando atacado.

Liliane Rosa 7ºA disse...

O Polo aquático é um esporte de confronto entre duas equipes, cujo objetivo é fazer o maior número de gols possíveis para a sua equipe. Esse esporte tem muita semelhança com o handebol, uma vez que a bola é passada com as mãos e arremessada ao gol. Mas, há uma característica definidora para o polo aquático: ele é jogado na água. Portanto, saber nadar é fundamental para a prática desse esporte.

Embora não seja um esporte muito popular entre nós brasileiros, o polo aquático é disputado em Jogos Olímpicos desde 1900, nas Olimpíadas de Paris. O Brasil, por sua vez, só teve vaga na disputa nos Jogos de Antuérpia, em 1920, quando conquistou a sexta colocação. Para fins oficiais, o polo aquático teria surgido na Inglaterra durante o século XIX, mas há indícios de que ele já era jogado no século XVII na Escócia e na própria Inglaterra.

Oficialmente, as competições são disputadas em piscinas de dimensões variáveis: a largura deve medir entre dez e vinte metros; o comprimento deve medir entre 20 e 30 metros; e a profundidade mínima deve ser de dois metros. A duração de uma partida é de quatro tempos de sete minutos cada. A bola apresenta massa variável entre 400 e 450 gramas e são diferentes para jogos femininos e masculinos.

As duas equipes são formadas por sete jogadores cada, os quais não podem pegar a bola com as duas mãos ao mesmo tempo (com exceção do goleiro) e nem afundar a bola para impedir o adversário de roubá-la. A diferenciação entre os jogadores de cada equipe se dá por meio da cor da touca, que deve ser distinta entre os times. Mais uma vez os goleiros são exceções: ambos usam toucas de cor vermelha. Além disso, deve-se frisar que, embora o contato físico seja constante, bater, empurrar e chutar os adversários, são consideradas atitudes proibidas. A condução da bola deve ser feita sempre com uma das mãos ou com os braços.

Deve-se lembrar que as infrações são sempre apontadas pelos juízes. Embora já tenham sido tratadas de modo mais delicado na passagem anterior, resumiremos as ações que são consideradas como faltas:

- O jogador não pode segurar a bola com as duas mãos ao mesmo tempo;

- Manter a bola embaixo da água;

- Empurrar o adversário.

- Cada jogada deve ser realizada em até vinte e quatro segundos.

William Machado disse...

O polo aquático é um desporto coletivo, semelhante no princípio básico do handebol. As equipes devem tentar jogar a bola dentro da baliza adversária, defendido pelo guarda-redes, mas é praticado dentro de uma piscina.

Cada equipe é formada por sete jogadores (incluindo o goleiro) e seis suplentes, e o campo de jogo é um piscina de no mínimo 20 e no máximo 30 metros de comprimento — distância entre os dois gols —, no mínimo 10 e no máximo 20 metros de largura e a profundidade mínima de 2 metros. O gol é uma baliza de 3 metros de largura e 90 centímetros acima da superfície da água

Regras

bola não pode ser segurada com as duas mãos juntas por qualquer jogador com exceção do goleiro, a bola não pode ser afundada por qualquer jogador quando atacado.

Existem dois tipos de bola: uma para as mulheres e outra para os homens. A bola tem entre 400 e 450 gramas, e perímetro entre 68 e 71 centímetros. À exceção do goleiro, não pode ser tocada com as duas mãos pelos jogadores.

Diferentemente do futebol, onde não há limite de tempo, no polo aquático as equipes devem executar as suas jogadas em 24 segundos. O jogo é dividido em quatro partes de 8 minutos de tempo útil. Os jogadores usam gorros de pano, com proteções para as orelhas, sendo que uma equipe usa gorros brancos e a outra usa gorros azuis. Os gorros dos goleiros são vermelhos.