A esgrima é um esporte de combate em que os competidores (esgrimistas) utilizam armas brancas (florete, sabre e espada) para atacar e defender.
Na esgrima são utilizadas três armas brancas: florete, espada e sabre. A espada e o florete, que medem 1,10 m, podem ser usados no combate somente para atingir o adversário com a parte da ponta. O esgrimista ganha pontos, quando toca a região do tronco do adversário com o florete. A espada pode ser usada para atingir qualquer parte do corpo do adversário. Já o sabre (com até 1,05 metro) pode ser usado para atingir, com a ponta ou lâmina, a região da cintura ou acima.
Cada vez que um esgrimista toca o colete do adversário é marcado o ponto eletronicamente, através de sensores. Ganha o combate, o esgrimista que somar mais pontos.
Os esgrimistas usam roupas especiais para o combate, com o propósito de evitar ferimentos. Máscara metálica, luvas e colete protetor são equipamentos obrigatórios para os homens. Além destes equipamentos, as mulheres usam também protetores para os seios.
A pista de esgrima possui de 1,5 m a 2 m de largura e 14 m de extensão. Há uma linha que divide a pista em dois lados iguais. No fundo de cada lado há uma área (de 1,5 m a 2 m) em que o esgrimista atacado não pode entrar.
- A competição mais importante da esgrima ocorre durante as Olimpíadas. Esta modalidade esportiva, tanto para homens quanto para mulheres, fez parte das Olimpíadas 2008 de Pequim. - Outra competição muito importante é o Campeonato Mundial de Esgrima, realizado todos os anos (exceto nos anos em que há Jogos Olímpicos).
A esgrima tem origem nos antigos combates com espadas. Seu surgimento como esporte, porém, data da Idade Média, quando os nobres europeus abriram seus salões de armas e começaram a formar corporações de mestres em espadas. Aos poucos, as técnicas foram se desenvolvendo e ficando mais parecidas com as atuais. As espadas passaram a ser mais leves para evitar acidentes e, a partir do século XVIII, os esgrimistas começaram a usar máscaras de proteção. Com o apoio de Pierre de Coubertin, o idealizador dos Jogos Olímpicos da era moderna, a esgrima entrou no programa das primeiras Olimpíadas, em 1896, na Grécia, mesmo antes que fosse organizada uma federação da modalidade, o que só viria a acontecer em novembro de 1913. Desde então, é reconhecido como um dos esportes mais tradicionais da competição.
È um desporto que evoluiu da antiga forma de combate, em que o objectivo é tocar o adversário com uma lâmina ao mesmo tempo que se evita ser tocado por ele. Existem três disciplinas de esgrima: o florete, a espada e o sabre, diferindo não só no formato da lâmina mas também nas zonas do corpo onde um toque é válido e também como as armas funcionam. A história da esgrima em si tem uma origem de, pelo menos, três mil anos. Pinturas Egípcias e Gregas mostram guerreiros empunhando espadas. A Bíblia também se refere à muitas espadas ao longo dos dois testamentos. Um templo japonês construído em 1170 a.C., mostrava alguns guerreiros semi-despidos, empunhando armas pontiagudas, com bicos de protecção. A esgrima nessa época era muito mais que um simples desporto, era uma maneira de combater, como tal não havia nenhuma regra precisa, porém surge a preocupação com a técnica para aplicar e defender-se dos golpes. Em Roma, existiam escolas de gladiadores onde se formavam os doctore armarum, especialistas na arte de combater com armas brancas para entreter o público. Na idade média, a esgrima se diversificou devido aos vários formatos de espadas e sabres existentes. Florete
O florete é a arma mais comum entre os esgrimistas por ser uma arma de lâmina mais flexível e mais leve do que a espada e que se joga com mais delicadeza no toque, no torso somente. Esta também era a única arma tradicionalmente que as mulheres usavam em muitas competições.
Espada
A espada por ser uma arma que pode atingir o corpo todo do adversário, deve-se jogar numa posição mais vertical assim sendo, ela é uma arma boa para jogadores mais altos especialmente aqueles que não tem tanta agilidade para se flexionarem como no florete ou no sabre. Não quer dizer que os esgrimistas ágeis não possam jogar, mas nota-se que é, das três armas, a mais adequada aos indivíduos altos. Outro motivo para não se agachar muito com o jogo da espada é para não deixar o joelho muito a frente, pois poderá ser facilmente um alvo exposto.A lâmina, mais dura de todas três armas produz um toque forte e pontiagudo, principalmente quando tocado na máscara do oponente.
Sabre
O sabre é a arma de duelo mais violento e ágil. A sua lâmina é mais flexível de todas três. O atacante pode usar o sabre como um chicote em que a lâmina e tão flexível que nem o bloqueio do adversário poderá bloquear a parte frontal da lâmina do adversário que se dobra por cima da lâmina do defensor. O sabre exige muita rapidez e uma preparação física muito grande, pois o duelo é muito rápido considerando que o toque pode ser feito não só com a ponta mas com a lámina também, tanto quando o atacante ataca (corte) com a lâmina, como quando contra-ataca (contra-corte) com a lâmina. Em contraste aos toques violentos da lâmina, também é comum o esgrimista ser tocado, durante um combate, e nem sentir.
A pista de esgrima tem catorze metros de comprimento, mais um metro e meio a dois metros de recuo, zonas que também podem ser utilizadas. A largura da pista é de um metro e meio a dois. A pista ideal é elevada do chão e usada com uma malha condutiva aterrada para o uso eletrônico. Se um esgrimista sair da pista lateralmente para fugir de um golpe, poderá retornar porém deverá andar 1m para trás. Se sair pelo fundo, será dado ponto para o adversário.
As vestimentas de esgrima são tradicionalmente brancas, além da máscara protetora, luva na mão armada e um colete protetor para os homens enquanto as mulheres usam protetores especiais para os seios. Antes do surgimento dos sensores eletrônicos, as armas eram mergulhadas em tinta para facilitar o trabalho dos juízes ou então utilizava-se giz na ponta para indicar o golpe.
Desde os primórdios o homem para se defender e compensar sua inferioridade inventou armas. Utilizando-se de bastões, lanças e objetos de ponta, desenvolveu movimentos de ataque e defesa, passando assim a esboçar rudimentos de diversas modalidades esportivas atuais, entre elas, a Esgrima.
Com a descoberta dos metais, armas foram sendo aperfeiçoadas tornando-se, ao passar de séculos, mais leves e resistentes, facilitando ainda mais o manuseio.
Na Idade Média, além de seu caráter militar, era também uma ocupação da nobreza dos castelos. Sua prática, além da descoberta de novas técnicas, ajudou no desenvolvimento das armas utilizadas na atualidade: florete, espada e sabre.
O desenvolvimento da Esgrima está ligado às guerras, torneios medievais, duelos em nome da honra, aperfeiçoamento do aço e surgimento da pólvora, que, juntamente com a proibição dos duelos, fez com que se tornasse esporte, continuando a ser sendo praticada em salas d’armas.
O termo "Esgrima" vem de escrime, originado da palavra germânica "skirmjan".
O objetivo da Esgrima atual é preparar o praticante para demonstrações e campeonatos, já que o duelo está proibido em todo mundo. A principal condição para esgrimir corretamente é tocar o adversário sem ser tocado, através de movimentos ordenados.
O Antigo foi marcado por uma esgrima de impacto, causado pelo choque de pesadas espadas nos oponentes, levava-os primeiro ao chão para depois mata-los.
Como proteção, utilizavam grandes e resistentes armaduras, com um pulôver tecido em fios de ferro e aço, usado por debaixo protegendo contra flechadas e confrontos contra machado, bastão e lança.
O Período Moderno foi marcado pelo desenvolvimento da técnica e pelos Tratados escritos.
O desenvolvimento da proteção da face, a Máscara, marca o Período Contemporâneo que permanece até nossos dias.
A esgrima participa dos Jogos Olímpicos desde a primeira edição na era moderna – Grécia em 1896 – já como esporte de competição.
Hoje em dia, a esgrima é praticada por crianças e adultos, de ambos os sexos e sem limite de idade, permitindo a diversão através deste esporte que utiliza a inteligência e a destreza de movimentos, na busca de "tocar sem ser tocado".
Neste final de século, os países que mais se destacam são França, Itália, Hungria, Polônia, Alemanha, Rússia além de Cuba e China, que são os mais recentes.
Desde os primórdios o homem para se defender e compensar sua inferioridade inventou armas. Utilizando-se de bastões, lanças e objetos de ponta, desenvolveu movimentos de ataque e defesa, passando assim a esboçar rudimentos de diversas modalidades esportivas atuais, entre elas, a Esgrima.
Com a descoberta dos metais, armas foram sendo aperfeiçoadas tornando-se, ao passar de séculos, mais leves e resistentes, facilitando ainda mais o manuseio.
Na Idade Média, além de seu caráter militar, era também uma ocupação da nobreza dos castelos. Sua prática, além da descoberta de novas técnicas, ajudou no desenvolvimento das armas utilizadas na atualidade: florete, espada e sabre.
O desenvolvimento da esgrima está ligado às guerras, torneios medievais, duelos em nome da honra, aperfeiçoamento do aço e surgimento da pólvora, que, juntamente com a proibição dos duelos, fez com que se tornasse esporte, continuando a ser sendo praticada em salas d’armas.
O termo "Esgrima" vem de escrime, originado da palavra germânica "skirmjan".
O objetivo da Esgrima atual é preparar o praticante para demonstrações e campeonatos, já que o duelo está proibido em todo mundo. A principal condição para esgrimir corretamente é tocar o adversário sem ser tocado, através de movimentos ordenados.
O Antigo foi marcado por uma Esgrima de impacto, causado pelo choque de pesadas espadas nos oponentes, levava-os primeiro ao chão para depois mata-los.
Como proteção, utilizavam grandes e resistentes armaduras, com um pulôver tecido em fios de ferro e aço, usado por debaixo protegendo contra flechadas e confrontos contra machado, bastão e lança.
A esgrima é um desporto que evoluiu da antiga forma de combate, em que o objectivo é tocar o adversário com uma lâmina ao mesmo tempo que se evita ser tocado por ele. Existem três disciplinas de esgrima: o florete, a espada e o sabre, diferindo não só no formato da lâmina mas também nas zonas do corpo onde um toque é válido e também como as armas funcionam.
A esgrima é um esporte de combate em que os competidores (esgrimistas) utilizam armas brancas (florete, sabre e espada) para atacar e defender.
História da Esgrima
Relatos da prática da esgrima remontam o século XVI. Há relatos desta época, em manuscritos europeus, que mostram a prática deste esporte. Na França, no período do absolutismo (séculos XVII e XVIII), havia competições de lutas com a utilização de sabres e espadas. No ano de 1896, nos Jogos Olímpicos de Atenas, a esgrima fez parte do quadro de modalidades esportivas. A prática da esgrima chegou ao Brasil durante o período Imperial. Já no começo do século XX, militares do Rio de Janeiro adotavam a prática da esgrima durante os treinamentos.
Regras (pontos, armas e equipamentos)
Na esgrima são utilizadas três armas brancas: florete, espada e sabre. A espada e o florete, que medem 1,10 m, podem ser usados no combate somente para atingir o adversário com a parte da ponta. O esgrimista ganha pontos, quando toca a região do tronco do adversário com o florete. A espada pode ser usada para atingir qualquer parte do corpo do adversário. Já o sabre (com até 1,05 metro) pode ser usado para atingir, com a ponta ou lâmina, a região da cintura ou acima.
Cada vez que um esgrimista toca o colete do adversário é marcado o ponto eletronicamente, através de sensores. Ganha o combate, o esgrimista que somar mais pontos.
Os esgrimistas usam roupas especiais para o combate, com o propósito de evitar ferimentos. Máscara metálica, luvas e colete protetor são equipamentos obrigatórios para os homens. Além destes equipamentos, as mulheres usam também protetores para os seios.
Pista (local dos combates)
A pista de esgrima possui de 1,5 m a 2 m de largura e 14 m de extensão. Há uma linha que divide a pista em dois lados iguais. No fundo de cada lado há uma área (de 1,5 m a 2 m) em que o esgrimista atacado não pode entrar.
Competições de Esgrima
- A competição mais importante da esgrima ocorre durante as Olimpíadas. Esta modalidade esportiva, tanto para homens quanto para mulheres, fez parte das Olimpíadas 2008 de Pequim. - Outra competição muito importante é o Campeonato Mundial de Esgrima, realizado todos os anos (exceto nos anos em que há Jogos Olímpicos).
Benefícios da prática de esgrima
- Aumento da força, equilíbrio e habilidades corporais; - Melhoria da resistência muscular; - Melhorias na agilidade de pensamento, raciocínio e tomada de decisões; - Desenvolvimento da coordenação motora; - Desenvolvimento do poder de concentração.
A esgrima (do antigo provençal escrima do vocábulo germânico skirmjan, "proteger") é um desporto que evoluiu da antiga forma de combate, em que o objectivo é tocar o adversário com uma lâmina ao mesmo tempo que se evita ser tocado por ele. Existem três disciplinas de esgrima: o florete, a espada e o sabre, diferindo não só no formato da lâmina mas também nas zonas do corpo onde um toque é válido e também como as armas funcionam.
A esgrima (do antigo provençal escrima do vocábulo germânico skirmjan, "proteger") é um desporto que evoluiu da antiga forma de combate, em que o objectivo é tocar o adversário com uma lâmina ao mesmo tempo que se evita ser tocado por ele. Existem três disciplinas de esgrima: o florete, a espada e o sabre, diferindo não só no formato da lâmina mas também nas zonas do corpo onde um toque é válido e também como as armas funcionam.
A Esgrima é um esporte latino e seu nome vem de escrime, originado da palavra germânica "skirmjan". Podemos dizer que a Esgrima é a arte de duelar com as armas brancas; além das armas convencionais, ( o Florete, a Espada e o Sabre ) armas de corte e de ponta. O objetivo da Esgrima atual é preparar o praticante para demonstrações e campeonatos, já que o duelo está proibido em quase todo o mundo. A principal condição para esgrimir corretamente é tocar o adversário sem ser tocado, através de movimentos ordenados.
A história da Esgrima é muito rica e seu desenvolvimento está ligado à guerras, ao aperfeiçoamento das armas brancas e ao surgimento da pólvora. Podemos dividi-la em três etapas:
10 comentários:
A esgrima é um esporte de combate em que os competidores (esgrimistas) utilizam armas brancas (florete, sabre e espada) para atacar e defender.
Na esgrima são utilizadas três armas brancas: florete, espada e sabre. A espada e o florete, que medem 1,10 m, podem ser usados no combate somente para atingir o adversário com a parte da ponta. O esgrimista ganha pontos, quando toca a região do tronco do adversário com o florete. A espada pode ser usada para atingir qualquer parte do corpo do adversário. Já o sabre (com até 1,05 metro) pode ser usado para atingir, com a ponta ou lâmina, a região da cintura ou acima.
Cada vez que um esgrimista toca o colete do adversário é marcado o ponto eletronicamente, através de sensores. Ganha o combate, o esgrimista que somar mais pontos.
Os esgrimistas usam roupas especiais para o combate, com o propósito de evitar ferimentos. Máscara metálica, luvas e colete protetor são equipamentos obrigatórios para os homens. Além destes equipamentos, as mulheres usam também protetores para os seios.
A pista de esgrima possui de 1,5 m a 2 m de largura e 14 m de extensão. Há uma linha que divide a pista em dois lados iguais. No fundo de cada lado há uma área (de 1,5 m a 2 m) em que o esgrimista atacado não pode entrar.
- A competição mais importante da esgrima ocorre durante as Olimpíadas. Esta modalidade esportiva, tanto para homens quanto para mulheres, fez parte das Olimpíadas 2008 de Pequim.
- Outra competição muito importante é o Campeonato Mundial de Esgrima, realizado todos os anos (exceto nos anos em que há Jogos Olímpicos).
A esgrima tem origem nos antigos combates com espadas. Seu surgimento como esporte, porém, data da Idade Média, quando os nobres europeus abriram seus salões de armas e começaram a formar corporações de mestres em espadas.
Aos poucos, as técnicas foram se desenvolvendo e ficando mais parecidas com as atuais. As espadas passaram a ser mais leves para evitar acidentes e, a partir do século XVIII, os esgrimistas começaram a usar máscaras de proteção.
Com o apoio de Pierre de Coubertin, o idealizador dos Jogos Olímpicos da era moderna, a esgrima entrou no programa das primeiras Olimpíadas, em 1896, na Grécia, mesmo antes que fosse organizada uma federação da modalidade, o que só viria a acontecer em novembro de 1913. Desde então, é reconhecido como um dos esportes mais tradicionais da competição.
È um desporto que evoluiu da antiga forma de combate, em que o objectivo é tocar o adversário com uma lâmina ao mesmo tempo que se evita ser tocado por ele. Existem três disciplinas de esgrima: o florete, a espada e o sabre, diferindo não só no formato da lâmina mas também nas zonas do corpo onde um toque é válido e também como as armas funcionam. A história da esgrima em si tem uma origem de, pelo menos, três mil anos. Pinturas Egípcias e Gregas mostram guerreiros empunhando espadas. A Bíblia também se refere à muitas espadas ao longo dos dois testamentos. Um templo japonês construído em 1170 a.C., mostrava alguns guerreiros semi-despidos, empunhando armas pontiagudas, com bicos de protecção. A esgrima nessa época era muito mais que um simples desporto, era uma maneira de combater, como tal não havia nenhuma regra precisa, porém surge a preocupação com a técnica para aplicar e defender-se dos golpes. Em Roma, existiam escolas de gladiadores onde se formavam os doctore armarum, especialistas na arte de combater com armas brancas para entreter o público. Na idade média, a esgrima se diversificou devido aos vários formatos de espadas e sabres existentes. Florete
O florete é a arma mais comum entre os esgrimistas por ser uma arma de lâmina mais flexível e mais leve do que a espada e que se joga com mais delicadeza no toque, no torso somente. Esta também era a única arma tradicionalmente que as mulheres usavam em muitas competições.
Espada
A espada por ser uma arma que pode atingir o corpo todo do adversário, deve-se jogar numa posição mais vertical assim sendo, ela é uma arma boa para jogadores mais altos especialmente aqueles que não tem tanta agilidade para se flexionarem como no florete ou no sabre. Não quer dizer que os esgrimistas ágeis não possam jogar, mas nota-se que é, das três armas, a mais adequada aos indivíduos altos. Outro motivo para não se agachar muito com o jogo da espada é para não deixar o joelho muito a frente, pois poderá ser facilmente um alvo exposto.A lâmina, mais dura de todas três armas produz um toque forte e pontiagudo, principalmente quando tocado na máscara do oponente.
Sabre
O sabre é a arma de duelo mais violento e ágil. A sua lâmina é mais flexível de todas três. O atacante pode usar o sabre como um chicote em que a lâmina e tão flexível que nem o bloqueio do adversário poderá bloquear a parte frontal da lâmina do adversário que se dobra por cima da lâmina do defensor. O sabre exige muita rapidez e uma preparação física muito grande, pois o duelo é muito rápido considerando que o toque pode ser feito não só com a ponta mas com a lámina também, tanto quando o atacante ataca (corte) com a lâmina, como quando contra-ataca (contra-corte) com a lâmina. Em contraste aos toques violentos da lâmina, também é comum o esgrimista ser tocado, durante um combate, e nem sentir.
A pista de esgrima tem catorze metros de comprimento, mais um metro e meio a dois metros de recuo, zonas que também podem ser utilizadas. A largura da pista é de um metro e meio a dois. A pista ideal é elevada do chão e usada com uma malha condutiva aterrada para o uso eletrônico. Se um esgrimista sair da pista lateralmente para fugir de um golpe, poderá retornar porém deverá andar 1m para trás. Se sair pelo fundo, será dado ponto para o adversário.
As vestimentas de esgrima são tradicionalmente brancas, além da máscara protetora, luva na mão armada e um colete protetor para os homens enquanto as mulheres usam protetores especiais para os seios. Antes do surgimento dos sensores eletrônicos, as armas eram mergulhadas em tinta para facilitar o trabalho dos juízes ou então utilizava-se giz na ponta para indicar o golpe.
Desde os primórdios o homem para se defender e compensar sua inferioridade inventou armas. Utilizando-se de bastões, lanças e objetos de ponta, desenvolveu movimentos de ataque e defesa, passando assim a esboçar rudimentos de diversas modalidades esportivas atuais, entre elas, a Esgrima.
Com a descoberta dos metais, armas foram sendo aperfeiçoadas tornando-se, ao passar de séculos, mais leves e resistentes, facilitando ainda mais o manuseio.
Na Idade Média, além de seu caráter militar, era também uma ocupação da nobreza dos castelos. Sua prática, além da descoberta de novas técnicas, ajudou no desenvolvimento das armas utilizadas na atualidade: florete, espada e sabre.
O desenvolvimento da Esgrima está ligado às guerras, torneios medievais, duelos em nome da honra, aperfeiçoamento do aço e surgimento da pólvora, que, juntamente com a proibição dos duelos, fez com que se tornasse esporte, continuando a ser sendo praticada em salas d’armas.
O termo "Esgrima" vem de escrime, originado da palavra germânica "skirmjan".
O objetivo da Esgrima atual é preparar o praticante para demonstrações e campeonatos, já que o duelo está proibido em todo mundo. A principal condição para esgrimir corretamente é tocar o adversário sem ser tocado, através de movimentos ordenados.
O Antigo foi marcado por uma esgrima de impacto, causado pelo choque de pesadas espadas nos oponentes, levava-os primeiro ao chão para depois mata-los.
Como proteção, utilizavam grandes e resistentes armaduras, com um pulôver tecido em fios de ferro e aço, usado por debaixo protegendo contra flechadas e confrontos contra machado, bastão e lança.
O Período Moderno foi marcado pelo desenvolvimento da técnica e pelos Tratados escritos.
O desenvolvimento da proteção da face, a Máscara, marca o Período Contemporâneo que permanece até nossos dias.
A esgrima participa dos Jogos Olímpicos desde a primeira edição na era moderna – Grécia em 1896 – já como esporte de competição.
Hoje em dia, a esgrima é praticada por crianças e adultos, de ambos os sexos e sem limite de idade, permitindo a diversão através deste esporte que utiliza a inteligência e a destreza de movimentos, na busca de "tocar sem ser tocado".
Neste final de século, os países que mais se destacam são França, Itália, Hungria, Polônia, Alemanha, Rússia além de Cuba e China, que são os mais recentes.
Desde os primórdios o homem para se defender e compensar sua inferioridade inventou armas. Utilizando-se de bastões, lanças e objetos de ponta, desenvolveu movimentos de ataque e defesa, passando assim a esboçar rudimentos de diversas modalidades esportivas atuais, entre elas, a Esgrima.
Com a descoberta dos metais, armas foram sendo aperfeiçoadas tornando-se, ao passar de séculos, mais leves e resistentes, facilitando ainda mais o manuseio.
Na Idade Média, além de seu caráter militar, era também uma ocupação da nobreza dos castelos. Sua prática, além da descoberta de novas técnicas, ajudou no desenvolvimento das armas utilizadas na atualidade: florete, espada e sabre.
O desenvolvimento da esgrima está ligado às guerras, torneios medievais, duelos em nome da honra, aperfeiçoamento do aço e surgimento da pólvora, que, juntamente com a proibição dos duelos, fez com que se tornasse esporte, continuando a ser sendo praticada em salas d’armas.
O termo "Esgrima" vem de escrime, originado da palavra germânica "skirmjan".
O objetivo da Esgrima atual é preparar o praticante para demonstrações e campeonatos, já que o duelo está proibido em todo mundo. A principal condição para esgrimir corretamente é tocar o adversário sem ser tocado, através de movimentos ordenados.
O Antigo foi marcado por uma Esgrima de impacto, causado pelo choque de pesadas espadas nos oponentes, levava-os primeiro ao chão para depois mata-los.
Como proteção, utilizavam grandes e resistentes armaduras, com um pulôver tecido em fios de ferro e aço, usado por debaixo protegendo contra flechadas e confrontos contra machado, bastão e lança.
A esgrima é um desporto que evoluiu da antiga forma de combate, em que o objectivo é tocar o adversário com uma lâmina ao mesmo tempo que se evita ser tocado por ele. Existem três disciplinas de esgrima: o florete, a espada e o sabre, diferindo não só no formato da lâmina mas também nas zonas do corpo onde um toque é válido e também como as armas funcionam.
O que é
A esgrima é um esporte de combate em que os competidores (esgrimistas) utilizam armas brancas (florete, sabre e espada) para atacar e defender.
História da Esgrima
Relatos da prática da esgrima remontam o século XVI. Há relatos desta época, em manuscritos europeus, que mostram a prática deste esporte. Na França, no período do absolutismo (séculos XVII e XVIII), havia competições de lutas com a utilização de sabres e espadas. No ano de 1896, nos Jogos Olímpicos de Atenas, a esgrima fez parte do quadro de modalidades esportivas. A prática da esgrima chegou ao Brasil durante o período Imperial. Já no começo do século XX, militares do Rio de Janeiro adotavam a prática da esgrima durante os treinamentos.
Regras (pontos, armas e equipamentos)
Na esgrima são utilizadas três armas brancas: florete, espada e sabre. A espada e o florete, que medem 1,10 m, podem ser usados no combate somente para atingir o adversário com a parte da ponta. O esgrimista ganha pontos, quando toca a região do tronco do adversário com o florete. A espada pode ser usada para atingir qualquer parte do corpo do adversário. Já o sabre (com até 1,05 metro) pode ser usado para atingir, com a ponta ou lâmina, a região da cintura ou acima.
Cada vez que um esgrimista toca o colete do adversário é marcado o ponto eletronicamente, através de sensores. Ganha o combate, o esgrimista que somar mais pontos.
Os esgrimistas usam roupas especiais para o combate, com o propósito de evitar ferimentos. Máscara metálica, luvas e colete protetor são equipamentos obrigatórios para os homens. Além destes equipamentos, as mulheres usam também protetores para os seios.
Pista (local dos combates)
A pista de esgrima possui de 1,5 m a 2 m de largura e 14 m de extensão. Há uma linha que divide a pista em dois lados iguais. No fundo de cada lado há uma área (de 1,5 m a 2 m) em que o esgrimista atacado não pode entrar.
Competições de Esgrima
- A competição mais importante da esgrima ocorre durante as Olimpíadas. Esta modalidade esportiva, tanto para homens quanto para mulheres, fez parte das Olimpíadas 2008 de Pequim.
- Outra competição muito importante é o Campeonato Mundial de Esgrima, realizado todos os anos (exceto nos anos em que há Jogos Olímpicos).
Benefícios da prática de esgrima
- Aumento da força, equilíbrio e habilidades corporais;
- Melhoria da resistência muscular;
- Melhorias na agilidade de pensamento, raciocínio e tomada de decisões;
- Desenvolvimento da coordenação motora;
- Desenvolvimento do poder de concentração.
A esgrima (do antigo provençal escrima do vocábulo germânico skirmjan, "proteger") é um desporto que evoluiu da antiga forma de combate, em que o objectivo é tocar o adversário com uma lâmina ao mesmo tempo que se evita ser tocado por ele. Existem três disciplinas de esgrima: o florete, a espada e o sabre, diferindo não só no formato da lâmina mas também nas zonas do corpo onde um toque é válido e também como as armas funcionam.
A esgrima (do antigo provençal escrima do vocábulo germânico skirmjan, "proteger") é um desporto que evoluiu da antiga forma de combate, em que o objectivo é tocar o adversário com uma lâmina ao mesmo tempo que se evita ser tocado por ele. Existem três disciplinas de esgrima: o florete, a espada e o sabre, diferindo não só no formato da lâmina mas também nas zonas do corpo onde um toque é válido e também como as armas funcionam.
A Esgrima é um esporte latino e seu nome vem de escrime, originado da palavra germânica "skirmjan". Podemos dizer que a Esgrima é a arte de duelar com as armas brancas; além das armas convencionais, ( o Florete, a Espada e o Sabre ) armas de corte e de ponta. O objetivo da Esgrima atual é preparar o praticante para demonstrações e campeonatos, já que o duelo está proibido em quase todo o mundo. A principal condição para esgrimir corretamente é tocar o adversário sem ser tocado, através de movimentos ordenados.
A história da Esgrima é muito rica e seu desenvolvimento está ligado à guerras, ao aperfeiçoamento das armas brancas e ao surgimento da pólvora. Podemos dividi-la em três etapas:
- Antiga
- Moderna
- Contemporânea.
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