musculação. Para o esporte ou exercícios destinados à formação muscular, veja fisiculturismo.
Pictograma.
O halterofilismo ou a halterofilia, levantamento de peso, ou ainda, levantamento de peso olímpico (LPO), é um esporte cujo objetivo é levantar a maior quantidade de peso possível, do chão até sobre a cabeça, em uma barra em que são fixados pesos.
Compete-se em duas modalidades: o arranco e o arremesso. O desenvolvimento militar era outro movimento-padrão, mas foi interrompido devido às dificuldades de julgamento.
Seu objectivo é desenvolver a potência (força rápida, explosiva) e também exige técnica, flexibilidade, coordenação e equilíbrio. O levantamento de peso é um dos esportes de força e a terminologia halterofilismo (do grego haltēres, 'massas de chumbo para fazer exercícios nos ginásios', ligado ao francês -philie, em português -filia, 'amizade', ambos do grego phílos, 'amigo'),[2][3] é aceita, entretanto, hoje em dia está em desuso, por denominar genericamente todos os praticantes de actividades que envolvem o uso de halteres, já que outros desportos e treinamentos, como o fisiculturismo e a musculação, se utilizam de halteres para seus fins.
O halterofilismo ou a halterofilia, levantamento de peso, ou ainda, levantamento de peso olímpico (LPO), é um esporte cujo objetivo é levantar a maior quantidade de peso possível, do chão até sobre a cabeça, em uma barra em que são fixados pesos.
Compete-se em duas modalidades: o arranco e o arremesso. O desenvolvimento militar era outro movimento-padrão, mas foi interrompido devido às dificuldades de julgamento.
Seu objectivo é desenvolver a potência (força rápida, explosiva) e também exige técnica, flexibilidade, coordenação e equilíbrio. As competições são organizadas para homens e mulheres. Ilustração do arranco.
As competições são constituídas de três disciplinas, com dois movimentos-padrão: o arranco (ou arranque) e o arremesso, com as duas mãos; o somatório dos maiores pesos levantados, em cada uma das duas provas, determina o total combinado ou total olímpico e quem levantar mais peso, ganha. O total é mais importante do que as disciplinas individuais; o arranco é mais difícil do que o arremesso e neste é possível levantar mais peso do que no arranco.
O halterofilismo oferece muitas vantagens sobre musculação, powerlifting e máquinas. No entanto, a principal razão pela qual atletas não participam nesta modalidade é porque têm medo de contrair lesões, no entanto, este é um falso pressuposto.
Segurança e lesões no halterofilismo
Vários estudos foram feitos demonstrando o halterofilismo como sendo a forma mais segura para a construção de resistência. Um estudo avaliou o prejuízo potencial e aspecto de segurança nos movimentos de halterofilismo averiguando que os movimentos são perfeitamente seguros. Outro aspecto que mantém muitas pessoas longe do halterofilismo é a suposta lesão fatal nas costas. Mais uma vez, este é um falso pressuposto propagado através da ignorância. Um estudo foi realizado comparando halterofilismo a um grupo normal de homens activos onde as dores nas costas foram avaliadas. Apenas 23% dos praticantes de halterofilismo sentiram algum tipo de dor nas costas, em comparação com 31% dos homens normais activos. Outro estudo foi realizado de forma a calcular o número de lesões por cada 100 horas de treino, outra vez, o halterofilismo foi o que ganhou. Na verdade, a taxa de lesões em halterofilistas foi inferior a metade de outras modalidades relacionadas com pesos. Competições de halterofilismo são altamente seguras, como futebol, basquetebol, futebol, etc . O halterofilismo é claramente uma forma extremamente segura de treino de resistência e um desporto em que as pessoas possam participar.
O halterofilismo surgiu há mais de 5 mil em diversas culturas. Há indícios de populações na China, Egito e Grécia cujos homens tinham o costume de levantar pesos de pedras, sacos de areia para ganhar músculos e força física.
Nestas populações, os exércitos aderiram à prática deste exercício para que os soldados ficassem mais fortes e tivessem mais resistência física. E foi na Grécia que ele passou a ser considerado um esporte.
O objetivo do halterofilismo é levantar o maior peso possível do chão até a cabeça. Em competições, cada atleta tem três oportunidades de erguer uma barra. Quando há empate, o primeiro critério de desempate é dar a vitória ao atleta que for mais leve, o segundo critério é vencer quem levantou o maior peso em menor número de tentativas.
Durante o século XIX, o halterofilismo chegou na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, os halterofilistas começaram a apresentar seus músculos e forças em circos.
O halterofilismo começou a ser considerado modalidade olímpica no ano de 1896.
O halterofilismo apareceu pela primeira vez em uma Paraolimpíada, em 1964, em Tóquio. A deficiência dos atletas era exclusivamente lesão da coluna vertebral. Até os Jogos de Atlanta (1996), somente os homens competiam. Quatro anos depois, em Sydney, as mulheres entraram de vez para a modalidade. Atualmente 109 países possuem halterofilistas paraolímpicos. O Brasil estreou nos Jogos de Atlanta, com o atleta Marcelo Motta. Em Sydney (2000), Alexander Whitaker, João Euzébio e Terezinha Mulato competiram. Três anos depois, no Pan-Americano de Oklahoma, Estados Unidos, Marcelo Motta conquistou medalha de ouro, e um novo recorde das Américas na categoria até 60kg. João Euzébio (até 82,5kg) e Terezinha Mulato (até 60kg) ganharam prata e Walmir de Souza (até 75kg) ficou com o bronze. Em Atenas, Whitaker e Euzébio ficaram em 4º e 12º lugar, respectivamente. No halterofilismo os atletas permanecem deitados em um banco, e executam um movimento conhecido como supino. A prova começa no momento em que a barra de apoio é retirada – com ou sem a ajuda do auxiliar central – deixando o braço totalmente estendido. O atleta flexiona o braço descendo a barra até a altura do peito. Em seguida, elevam-na até a posição inicial, finalizando o movimento. Hoje, competem atletas com deficiência física nos membros inferiores ou paralisia cerebral. As categorias são subdivididas pelo peso corporal de cada um. São dez categorias femininas e dez masculinas. O atleta pode realizar o movimento três vezes, o maior peso é validado. Os árbitros ficam atentos a execução contínua do movimento e a parada nítida da barra no peito. No Brasil, a modalidade é organizada pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro através da Coordenação de Halterofilismo, atualmente ocupada pelo Prof. Antônio Augusto Ferreira Júnior.
O halterofilismo ou a halterofilia, levantamento de peso, ou ainda, levantamento de peso olímpico (LPO), é um esporte cujo objetivo é levantar a maior quantidade de peso possível, do chão até sobre a cabeça, em uma barra em que são fixados pesos. Compete-se em duas modalidades: o arranco e o arremesso. O desenvolvimento militar era outro movimento-padrão, mas foi interrompido devido às dificuldades de julgamento. Seu objectivo é desenvolver a potência (força rápida, explosiva) e também exige técnica, flexibilidade, coordenação e equilíbrio. As primeiras competições organizadas de levantamento de peso começaram no final do século XIX; a Federação Internacional de Halterofilismo foi fundada em 1905 e instituiu as primeiras classes de peso.
O halterofilismo surgiu há mais de 5 mil em diversas culturas. Há indícios de populações na China, Egito e Grécia cujos homens tinham o costume de levantar pesos de pedras, sacos de areia para ganhar músculos e força física.Nestas populações, os exércitos aderiram à prática deste exercício para que os soldados ficassem mais fortes e tivessem mais resistência física. E foi na Grécia que ele passou a ser considerado um esporte.
O objetivo do halterofilismo é levantar o maior peso possível do chão até a cabeça. Em competições, cada atleta tem três oportunidades de erguer uma barra. Quando há empate, o primeiro critério de desempate é dar a vitória ao atleta que for mais leve, o segundo critério é vencer quem levantou o maior peso em menor número de tentativas.
Durante o século XIX, o halterofilismo chegou na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, os halterofilistas começaram a apresentar seus músculos e forças em circos.
O halterofilismo começou a ser considerado modalidade olímpica no ano de 1896.
O halterofilismo ou a halterofilia, levantamento de peso, ou ainda, levantamento de peso olímpico (LPO), é um esporte cujo objetivo é levantar a maior quantidade de peso possível, do chão até sobre a cabeça, em uma barra em que são fixados pesos. Compete-se em duas modalidades: o arranco e o arremesso. O desenvolvimento militar era outro movimento-padrão, mas foi interrompido devido às dificuldades de julgamento. Seu objectivo é desenvolver a potência (força rápida, explosiva) e também exige técnica, flexibilidade, coordenação e equilíbrio
O halterofilismo ou a halterofilia, levantamento de peso, ou ainda, levantamento de peso olímpico (LPO), é um esporte cujo objetivo é levantar a maior quantidade de peso possível, do chão até sobre a cabeça, em uma barra em que são fixados pesos. Compete-se em duas modalidades: o arranco e o arremesso. O desenvolvimento militar era outro movimento-padrão, mas foi interrompido devido às dificuldades de julgamento. Seu objectivo é desenvolver a potência (força rápida, explosiva) e também exige técnica, flexibilidade, coordenação e equilíbrio.[1] As primeiras competições organizadas de levantamento de peso começaram no final do século XIX; a Federação Internacional de Halterofilismo foi fundada em 1905 e instituiu as primeiras classes de peso. O levantamento de peso é um dos esportes de força e a terminologia halterofilismo (do grego haltēres, 'massas de chumbo para fazer exercícios nos ginásios', ligado ao francês -philie, em português -filia, 'amizade', ambos do grego phílos, 'amigo'),[2][3] é aceita, entretanto, hoje em dia está em desuso, por denominar genericamente todos os praticantes de actividades que envolvem o uso de halteres, já que outros desportos e treinamentos, como o fisiculturismo e a musculação, se utilizam de halteres para seus fins.
musculação. Para o esporte ou exercícios destinados à formação muscular, veja fisiculturismo.
Objetivo
objetivo é levantar a maior quantidade de peso possível, do chão até sobre a cabeça, em uma barra em que são fixados pesos.
Compete-se em duas modalidades: o arranco e o arremesso. O desenvolvimento militar era outro movimento-padrão, mas foi interrompido devido às dificuldades de julgamento.
Seu objectivo é desenvolver a potência (força rápida, explosiva) e também exige técnica, flexibilidade, coordenação e equilíbrio.[1]
As primeiras competições organizadas de levantamento de peso começaram no final do século XIX; a Federação Internacional de Halterofilismo foi fundada em 1905 e instituiu as primeiras classes de peso.
O levantamento de peso é um dos esportes de força e a terminologia halterofilismo (do grego haltēres, 'massas de chumbo para fazer exercícios nos ginásios', ligado ao francês -philie, em português -filia, 'amizade', ambos do grego phílos, 'amigo'),[2][3] é aceita, entretanto, hoje em dia está em desuso, por denominar genericamente todos os praticantes de actividades que envolvem o uso de halteres, já que outros desportos e treinamentos, como o fisiculturismo e a musculação, se utilizam de halteres para seus fins.
Arremesso
O arremesso é executado em duas partes. Primeiro, a barra é colocada horizontalmente em frente das pernas do levantador. É agarrada, com as palmas das mãos para baixo e levantada até à altura dos ombros, por cima do peito, enquanto que o levantador se agacha ou dobra as pernas; a seguir, reergue-se e alinha-se.
Na segunda parte, usando a força conjunta de braços e pernas, a barra é levantada acima da cabeça, enquanto que faz um movimento em forma de tesoura com as pernas; a seguir deve realinhar as pernas, com braços estendidos, estabilizar-se, durante dois segundos, e esperar o sinal de 'abaixar' dos árbitros. Os árbitros dão o sinal de 'abaixar' a barra logo que o levantador fique imóvel em todas as partes do corpo.
Em cada uma das provas os atletas dispõem de três tentativas para levantar a maior carga possível.[8]
Para qualquer prova, a utilização de carbonato de magnésio nas mãos, pernas, etc., é permitido
10 comentários:
musculação. Para o esporte ou exercícios destinados à formação muscular, veja fisiculturismo.
Pictograma.
O halterofilismo ou a halterofilia, levantamento de peso, ou ainda, levantamento de peso olímpico (LPO), é um esporte cujo objetivo é levantar a maior quantidade de peso possível, do chão até sobre a cabeça, em uma barra em que são fixados pesos.
Compete-se em duas modalidades: o arranco e o arremesso. O desenvolvimento militar era outro movimento-padrão, mas foi interrompido devido às dificuldades de julgamento.
Seu objectivo é desenvolver a potência (força rápida, explosiva) e também exige técnica, flexibilidade, coordenação e equilíbrio.
O levantamento de peso é um dos esportes de força e a terminologia halterofilismo (do grego haltēres, 'massas de chumbo para fazer exercícios nos ginásios', ligado ao francês -philie, em português -filia, 'amizade', ambos do grego phílos, 'amigo'),[2][3] é aceita, entretanto, hoje em dia está em desuso, por denominar genericamente todos os praticantes de actividades que envolvem o uso de halteres, já que outros desportos e treinamentos, como o fisiculturismo e a musculação, se utilizam de halteres para seus fins.
O halterofilismo ou a halterofilia, levantamento de peso, ou ainda, levantamento de peso olímpico (LPO), é um esporte cujo objetivo é levantar a maior quantidade de peso possível, do chão até sobre a cabeça, em uma barra em que são fixados pesos.
Compete-se em duas modalidades: o arranco e o arremesso. O desenvolvimento militar era outro movimento-padrão, mas foi interrompido devido às dificuldades de julgamento.
Seu objectivo é desenvolver a potência (força rápida, explosiva) e também exige técnica, flexibilidade, coordenação e equilíbrio.
As competições são organizadas para homens e mulheres.
Ilustração do arranco.
As competições são constituídas de três disciplinas, com dois movimentos-padrão: o arranco (ou arranque) e o arremesso, com as duas mãos; o somatório dos maiores pesos levantados, em cada uma das duas provas, determina o total combinado ou total olímpico e quem levantar mais peso, ganha. O total é mais importante do que as disciplinas individuais; o arranco é mais difícil do que o arremesso e neste é possível levantar mais peso do que no arranco.
O halterofilismo oferece muitas vantagens sobre musculação, powerlifting e máquinas. No entanto, a principal razão pela qual atletas não participam nesta modalidade é porque têm medo de contrair lesões, no entanto, este é um falso pressuposto.
Segurança e lesões no halterofilismo
Vários estudos foram feitos demonstrando o halterofilismo como sendo a forma mais segura para a construção de resistência. Um estudo avaliou o prejuízo potencial e aspecto de segurança nos movimentos de halterofilismo averiguando que os movimentos são perfeitamente seguros. Outro aspecto que mantém muitas pessoas longe do halterofilismo é a suposta lesão fatal nas costas. Mais uma vez, este é um falso pressuposto propagado através da ignorância. Um estudo foi realizado comparando halterofilismo a um grupo normal de homens activos onde as dores nas costas foram avaliadas. Apenas 23% dos praticantes de halterofilismo sentiram algum tipo de dor nas costas, em comparação com 31% dos homens normais activos. Outro estudo foi realizado de forma a calcular o número de lesões por cada 100 horas de treino, outra vez, o halterofilismo foi o que ganhou. Na verdade, a taxa de lesões em halterofilistas foi inferior a metade de outras modalidades relacionadas com pesos. Competições de halterofilismo são altamente seguras, como futebol, basquetebol, futebol, etc . O halterofilismo é claramente uma forma extremamente segura de treino de resistência e um desporto em que as pessoas possam participar.
O halterofilismo surgiu há mais de 5 mil em diversas culturas. Há indícios de populações na China, Egito e Grécia cujos homens tinham o costume de levantar pesos de pedras, sacos de areia para ganhar músculos e força física.
Nestas populações, os exércitos aderiram à prática deste exercício para que os soldados ficassem mais fortes e tivessem mais resistência física. E foi na Grécia que ele passou a ser considerado um esporte.
O objetivo do halterofilismo é levantar o maior peso possível do chão até a cabeça. Em competições, cada atleta tem três oportunidades de erguer uma barra. Quando há empate, o primeiro critério de desempate é dar a vitória ao atleta que for mais leve, o segundo critério é vencer quem levantou o maior peso em menor número de tentativas.
Durante o século XIX, o halterofilismo chegou na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, os halterofilistas começaram a apresentar seus músculos e forças em circos.
O halterofilismo começou a ser considerado modalidade olímpica no ano de 1896.
O halterofilismo apareceu pela primeira vez em uma Paraolimpíada, em 1964, em Tóquio. A deficiência dos atletas era exclusivamente lesão da coluna vertebral. Até os Jogos de Atlanta (1996), somente os homens competiam. Quatro anos depois, em Sydney, as mulheres entraram de vez para a modalidade. Atualmente 109 países possuem halterofilistas paraolímpicos.
O Brasil estreou nos Jogos de Atlanta, com o atleta Marcelo Motta. Em Sydney (2000), Alexander Whitaker, João Euzébio e Terezinha Mulato competiram. Três anos depois, no Pan-Americano de Oklahoma, Estados Unidos, Marcelo Motta conquistou medalha de ouro, e um novo recorde das Américas na categoria até 60kg. João Euzébio (até 82,5kg) e Terezinha Mulato (até 60kg) ganharam prata e Walmir de Souza (até 75kg) ficou com o bronze. Em Atenas, Whitaker e Euzébio ficaram em 4º e 12º lugar, respectivamente.
No halterofilismo os atletas permanecem deitados em um banco, e executam um movimento conhecido como supino. A prova começa no momento em que a barra de apoio é retirada – com ou sem a ajuda do auxiliar central – deixando o braço totalmente estendido. O atleta flexiona o braço descendo a barra até a altura do peito. Em seguida, elevam-na até a posição inicial, finalizando o movimento. Hoje, competem atletas com deficiência física nos membros inferiores ou paralisia cerebral. As categorias são subdivididas pelo peso corporal de cada um. São dez categorias femininas e dez masculinas. O atleta pode realizar o movimento três vezes, o maior peso é validado. Os árbitros ficam atentos a execução contínua do movimento e a parada nítida da barra no peito. No Brasil, a modalidade é organizada pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro através da Coordenação de Halterofilismo, atualmente ocupada pelo Prof. Antônio Augusto Ferreira Júnior.
O halterofilismo ou a halterofilia, levantamento de peso, ou ainda, levantamento de peso olímpico (LPO), é um esporte cujo objetivo é levantar a maior quantidade de peso possível, do chão até sobre a cabeça, em uma barra em que são fixados pesos.
Compete-se em duas modalidades: o arranco e o arremesso. O desenvolvimento militar era outro movimento-padrão, mas foi interrompido devido às dificuldades de julgamento.
Seu objectivo é desenvolver a potência (força rápida, explosiva) e também exige técnica, flexibilidade, coordenação e equilíbrio.
As primeiras competições organizadas de levantamento de peso começaram no final do século XIX; a Federação Internacional de Halterofilismo foi fundada em 1905 e instituiu as primeiras classes de peso.
O halterofilismo surgiu há mais de 5 mil em diversas culturas. Há indícios de populações na China, Egito e Grécia cujos homens tinham o costume de levantar pesos de pedras, sacos de areia para ganhar músculos e força física.Nestas populações, os exércitos aderiram à prática deste exercício para que os soldados ficassem mais fortes e tivessem mais resistência física. E foi na Grécia que ele passou a ser considerado um esporte.
O objetivo do halterofilismo é levantar o maior peso possível do chão até a cabeça. Em competições, cada atleta tem três oportunidades de erguer uma barra. Quando há empate, o primeiro critério de desempate é dar a vitória ao atleta que for mais leve, o segundo critério é vencer quem levantou o maior peso em menor número de tentativas.
Durante o século XIX, o halterofilismo chegou na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, os halterofilistas começaram a apresentar seus músculos e forças em circos.
O halterofilismo começou a ser considerado modalidade olímpica no ano de 1896.
O halterofilismo ou a halterofilia, levantamento de peso, ou ainda, levantamento de peso olímpico (LPO), é um esporte cujo objetivo é levantar a maior quantidade de peso possível, do chão até sobre a cabeça, em uma barra em que são fixados pesos.
Compete-se em duas modalidades: o arranco e o arremesso. O desenvolvimento militar era outro movimento-padrão, mas foi interrompido devido às dificuldades de julgamento.
Seu objectivo é desenvolver a potência (força rápida, explosiva) e também exige técnica, flexibilidade, coordenação e equilíbrio
O halterofilismo ou a halterofilia, levantamento de peso, ou ainda, levantamento de peso olímpico (LPO), é um esporte cujo objetivo é levantar a maior quantidade de peso possível, do chão até sobre a cabeça, em uma barra em que são fixados pesos.
Compete-se em duas modalidades: o arranco e o arremesso. O desenvolvimento militar era outro movimento-padrão, mas foi interrompido devido às dificuldades de julgamento.
Seu objectivo é desenvolver a potência (força rápida, explosiva) e também exige técnica, flexibilidade, coordenação e equilíbrio.[1]
As primeiras competições organizadas de levantamento de peso começaram no final do século XIX; a Federação Internacional de Halterofilismo foi fundada em 1905 e instituiu as primeiras classes de peso.
O levantamento de peso é um dos esportes de força e a terminologia halterofilismo (do grego haltēres, 'massas de chumbo para fazer exercícios nos ginásios', ligado ao francês -philie, em português -filia, 'amizade', ambos do grego phílos, 'amigo'),[2][3] é aceita, entretanto, hoje em dia está em desuso, por denominar genericamente todos os praticantes de actividades que envolvem o uso de halteres, já que outros desportos e treinamentos, como o fisiculturismo e a musculação, se utilizam de halteres para seus fins.
musculação. Para o esporte ou exercícios destinados à formação muscular, veja fisiculturismo.
Objetivo
objetivo é levantar a maior quantidade de peso possível, do chão até sobre a cabeça, em uma barra em que são fixados pesos.
Compete-se em duas modalidades: o arranco e o arremesso. O desenvolvimento militar era outro movimento-padrão, mas foi interrompido devido às dificuldades de julgamento.
Seu objectivo é desenvolver a potência (força rápida, explosiva) e também exige técnica, flexibilidade, coordenação e equilíbrio.[1]
As primeiras competições organizadas de levantamento de peso começaram no final do século XIX; a Federação Internacional de Halterofilismo foi fundada em 1905 e instituiu as primeiras classes de peso.
O levantamento de peso é um dos esportes de força e a terminologia halterofilismo (do grego haltēres, 'massas de chumbo para fazer exercícios nos ginásios', ligado ao francês -philie, em português -filia, 'amizade', ambos do grego phílos, 'amigo'),[2][3] é aceita, entretanto, hoje em dia está em desuso, por denominar genericamente todos os praticantes de actividades que envolvem o uso de halteres, já que outros desportos e treinamentos, como o fisiculturismo e a musculação, se utilizam de halteres para seus fins.
Arremesso
O arremesso é executado em duas partes. Primeiro, a barra é colocada horizontalmente em frente das pernas do levantador. É agarrada, com as palmas das mãos para baixo e levantada até à altura dos ombros, por cima do peito, enquanto que o levantador se agacha ou dobra as pernas; a seguir, reergue-se e alinha-se.
Na segunda parte, usando a força conjunta de braços e pernas, a barra é levantada acima da cabeça, enquanto que faz um movimento em forma de tesoura com as pernas; a seguir deve realinhar as pernas, com braços estendidos, estabilizar-se, durante dois segundos, e esperar o sinal de 'abaixar' dos árbitros. Os árbitros dão o sinal de 'abaixar' a barra logo que o levantador fique imóvel em todas as partes do corpo.
Em cada uma das provas os atletas dispõem de três tentativas para levantar a maior carga possível.[8]
Para qualquer prova, a utilização de carbonato de magnésio nas mãos, pernas, etc., é permitido
Postar um comentário