quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Boxe


Coloque suas considerações sobre:

11 comentários:

João Pedro 1ºB disse...

O boxe ou pugilismo é um esporte de combate, no qual os lutadores usam apenas os punhos, tanto para a defesa, como para o ataque. A palavra deriva do inglês to box, que significa bater, ou pugilismo (bater com os punhos), expressão utilizada na Inglaterra entre 1000 e 1850

Populares na Inglaterra nos séculos XVIII e XIX, o boxe era praticado com as mãos nuas. Essas lutas com as mãos descobertas eram frequentemente brutais. O desporto foi reformado em 1867, com as Regras de Queensberry, que previam rounds de três minutos, separados por um intervalo de um minuto, além do uso obrigatório das luvas. Essas regras entraram em vigor em 1872.
O boxe foi primeiramente considerado desporto olímpico em 688 a.C., na 23ª olimpíada. Posteriormente, quando do ressurgimento dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, nas Olimpíadas de 1896, em Atenas, o boxe não foi incluído como uma das modalidades da competição.[1] O boxe somente foi incluído a partir das Olimpíadas de 1904, a terceira da Era Moderna, em St. Louis, e desde então foi praticado em todas suas edições posteriores, com exceção às Olimpíadas de 1912, em Estocolmo.
O muay thai (lit. boxe tailandês) descende de uma arte marcial tailandesa chamada muay boran (lit. boxe antigo), que incorporou regras e movimentos do boxe inglês. Os golpes dados com os punhos são praticamente os mesmos, porém em uma luta de muay thai é permitido usar os cotovelos, os joelhos e as canelas para golpear os adversários.
Golpes
Jab ou jabe: Golpe frontal com o punho que está a frente na guarda. Embora seja geralmente usado para afastar o oponente ou para medir a distancia, ele pode nocautear;
Direto: Golpe frontal com o punho que está atrás na guarda. É um golpe muito rápido e forte;
Cruzado (cross): Tão potente quanto o direto, porém o alvo é a lateral da cabeça do adversário. O cruzado termina seu movimento com o braço flexionado, diferentemente do direto;
Hook ou gancho: Desferido em movimento curvo do punho, atingindo lateralmente a cabeça ou abdome, dificultanto a defesa do oponente. Difere do cruzado pela distância que é aplicado, próximo e contornando a guarda adversária;
Uppercut: Golpe desferido de baixo para cima visando atingir o queixo do oponente.
Nocaute

O nocaute, ou knockout (KO) na língua inglesa, ocorre quando um dos lutadores aplica um golpe que derruba seu adversário no chão, incapacitado-o de terminar o combate. Caso o lutador esteja visivelmente atordoado pelos golpes do adverário, mas ainda permaneça de pé, o juiz pode interromper a luta, o que configura um nocaute técnico, no inglês technical knockout (TKO).

Golpes baixos
Os golpes baixos são os aplicados abaixo da cintura e não são permitidos no boxe. Se o outro adversário bater em uma dessas partes, o mesmo será advertido e, na reincidência, poderá ser eliminado, a critério do árbitro. Os golpes permitidos são os aplicados na parte frontal do adversário, como no rosto e no abdome

Stéfano Marques 1ºB disse...

O boxe, também conhecido como pugilismo, é um esporte de combate (alguns consideram como arte marcial) que usa apenas as mãos para o ataque.

O termo pugilismo é um modo moderno de chamar o boxe, e tem origem na palavra em latim ‘pugillus’ que tem como significado ‘punho fechado’.

História:

As lutas de boxe com as mãos descobertas (sem luvas) eram brutais^e populare na Inglaterra dos séculos XVIII e XIX.

As primeiras regras ‘civilizadas’ surgiram em 1867, e previam rounds de três minutos e o obrigatório uso de luvas. Porém essas regras só entraram em vigor no ano de 1872.

O curioso é que o boxe, ou algo semelhante, fez parte dos antigos jogos olímpicos a partir da 23ª edição, no ano de 688 a.C.

Nas Olimpíadas da Era Moderna, o COI não admitia a inclusão do boxe por não achar a modalidade compatível com o clima de confraternização entre os atletas. Posteriormente, foi incluído como demonstração na Olimpíada de 1912 em Estocolmo, e entrou para o programa na Olimpíada de 1920 em Antuérpia.

Nome dos golpes:

* Jab: Golpe frontal com o punho que está a frente na guarda. Embora seja geralmente usado para afastar o oponente ou para medir a distância, ele pode nocautear.

* Direto: Golpe frontal com o punho que está atrás na guarda. É um golpe muito rápido e forte.

* Cruzado: Tão potente quanto o direto, porém o alvo é a lateral da cabeça do adversário. O cruzado termina seu movimento com o braço esticado.

* Upper: Desferido de baixo para cima visando atingir o queixo do oponente.

* Gancho: Golpe dado em movimento curvo do punho, atingindo lateralmente e dificultando a defesa do adversário.

O que é o knock out?

O knock out (KO), em português ‘nocaute’, ocorre quando um dos lutadores fica incapacitado de continuar a luta. Seja por estar desmaiado, muito ferido ou visivelmente atordoado.

Mas o boxeador não precisa cair para terminar a luta, o juiz pode encerrar caso perceba que um lutador não tenha mais condições de continuar.

Golpes baixos:

Os golpes baixos são os aplicados abaixo da linha da cintura e não são permitidos no boxe. Se o lutador bater em uma dessas partes, o mesmo será advertido e, na reincidência, poderá ser eliminado (a critério do árbitro). Os golpes permitidos são os aplicados na parte frontal do adversário, como no rosto e no abdômen.

Pugilistas lendários:

* Internacionais:Rocky Marciano, Muhammad Ali, George Foreman, Joe Frazier, Lennox Lewis, Evander Holyfield, Mike Tyson, Oscar de La Hoya, Teófilo Stevenson, Sugar Ray Leonard, Éder Jofre (grande campeão!), Julio César Chávez.

* Brasileiros: Éder Jofre, Popó, Maguila, Sertão, Servílio de Oliveira.

Boxe tailandês:

O boxe tailandês descende de uma arte marcial chamada muay thai, que incorporou regras e movimentos do boxe. Os golpes dados com os punhos são praticamente os mesmos, porém em uma luta de muay thai é permitido usar os cotovelos, os joelhos e as canelas para golpear os oponentes.

Silmara Simões disse...

O boxe ou pugilismo é um esporte de combate, no qual os lutadores usam apenas os punhos, tanto para a defesa, como para o ataque. A palavra deriva do inglês to box, que significa bater, ou pugilismo (bater com os punhos), expressão utilizada na Inglaterra entre 1000 e 1850 .
GOLPES : * Jab ou jabe: Golpe frontal com o punho que está a frente na guarda. Embora seja geralmente usado para afastar o oponente ou para medir a distancia, ele pode nocautear;

* Direto: Golpe frontal com o punho que está atrás na guarda. É um golpe muito rápido e forte;

* Cruzado (cross): Tão potente quanto o direto, porém o alvo é a lateral da cabeça do adversário. O cruzado termina seu movimento com o braço flexionado, diferentemente do direto;

* Hook ou gancho: Desferido em movimento curvo do punho, atingindo lateralmente a cabeça ou abdome, dificultanto a defesa do oponente. Difere do cruzado pela distância que é aplicado, próximo e contornando a guarda adversária;

* Uppercut: Golpe desferido de baixo para cima visando atingir o queixo do oponente.

Andressa ribeiro 2C. disse...

O boxe é um esporte que exige bastante disciplina tática. Pode ser comparado até com um jogo de xadrez disputado em cima de um ringue. Exige movimentação, reação, defesa, esquiva e o ataque. Para obter sucesso, o lutador deve priorizar tanto a defesa quanto o ataque. Se você se defender demais estará fugindo da luta. E se atacar sem se resguardar, você acabará na lona.

Você deve conhecer, como ninguém, as dificuldades do seu esporte. O boxe não é só um jogo de tática, mas um jogo de peso, altura e alcance. Você tem que saber aplicar a sua força na hora exata, assim como deve saber economizar forças na hora certa também, para não se cansar. Em resumo, tem que jogar com as cartas que tem na mão.

O boxe é um esporte que não depende só de genética. Você pode desenvolver suas habilidades e se tornar um grande boxeador. A constante evolução e as mudanças que vêm ocorrendo no esporte ao longo dos anos comprovam diversos exemplos dessa teoria. O boxeador tem que melhorar a cada dia para se manter sempre no topo.

Para se manter no topo é preciso treinar igual a um profissional. Você precisa desenvolver sua resistência e força física e treinar a movimentação e a velocidade dos pés e das mãos. Mas, isso tudo com certeza não é fácil.

Para atingir a perfeição é preciso treinar pesado. Mas para isso, é importante uma boa alimentação e uma suplementação adequada, senão você se sentirá fraco durante os treinos. Fraqueza é sinônimo de desmotivação. Para evitar isso, além de uma excelente alimentação é necessário, também, uma boa suplementação.

Os grandes campeões de boxe fazem uso dos melhores suplementos existentes no mercado. Os suplementos indicados a seguir contêm nutrientes que ajudarão na melhoria da performance atlética e da motivação do boxeador.
Benefícios do boxe:

* Oferece condicionamento físico muscular e cardiovascular
* Melhora a coordenação motora e a percepção do tempo e do espaço.
* Aprimora a coragem e a perseverança da pessoa.
* Gasto calórico de aproximadamente 1.000 Kcal em 1 hora e meia de aula.
Principais grupamentos musculares utilizados no boxe:

* Tríceps.
* Costas.
* Bíceps.
* Panturrilha.

- Dicas para um melhor rendimento físico no boxe:

* O treinamento do boxe é bastante específico. O trabalho cardiovascular é muito importante, pois você terá sempre que estar melhor preparado que o seu oponente. Isso será um fator essencial para vencer a luta: a preparação para agüentar o ritmo da luta. Pular cordas e treinar socos segurando pesos, ou simplesmente socar um saco de areia melhora não só o rendimento físico, como ajuda a dar ritmo ao lutador de boxe.
* O boxe é um exercício tanto aeróbico, quanto anaeróbio. O treinamento do boxe requer força, coordenação, uma boa capacidade aeróbia e resistência muscular.

Alexssandra 7a disse...

O boxe é um esporte de combate, no qual os lutadores usam apenas os punhos, tanto para a defesa, como para o ataque. O boxe ou pugilismo é um esporte de combate, no qual os lutadores usam apenas os punhos, tanto para a defesa, como para o ataque. A palavra deriva do inglês to box, que significa bater, ou pugilismo (bater com os punhos), expressão utilizada na Inglaterra entre 1000 e 1850.
* Jab ou jabe: Golpe frontal com o punho que está a frente na guarda. Embora seja geralmente usado para afastar o oponente ou para medir a distancia, ele pode nocautear;

* Direto: Golpe frontal com o punho que está atrás na guarda. É um golpe muito rápido e forte;

* Cruzado (cross): Tão potente quanto o direto, porém o alvo é a lateral da cabeça do adversário. O cruzado termina seu movimento com o braço flexionado, diferentemente do direto;

* Hook ou gancho: Desferido em movimento curvo do punho, atingindo lateralmente a cabeça ou abdome, dificultanto a defesa do oponente. Difere do cruzado pela distância que é aplicado, próximo e contornando a guarda adversária;

* Uppercut: Golpe desferido de baixo para cima visando atingir o queixo do oponente.

Airton 7B disse...

Na antiguidade, antes mesmo das civilizações grega e romana, há indícios arqueológicos que indicam que o homem praticava lutas usando as mãos, desferindo golpes uns contra os outros. Os gregos e romanos também praticavam lutas deste tipo com objetivos esportivos (caso dos gregos) ou de simples diversão (caso dos Romanos)
Porém, o boxe só ganhou algumas regras, aproximando-se do que é hoje, no século XVII, no Reino Unido. Foi no ano de 1867, que o uso de luvas e o número de assaltos foram determinados como regras oficiais.
Para tornar as lutas mais competitivas, as regras do boxe definiram categorias que variam de acordo com o peso do lutador (boxeador ou pugilista).
As lutas profissionais possuem, no máximo 12 assaltos com 3 minutos cada. Porém, em determinadas competições o número de assaltos pode ser menor. Nas Olimpíadas, por exemplo, são 3 rounds de 3 minutos cada.
No final de cada assalto, os lutadores ganham pontos, que são atribuídos por cinco jurados da luta. Estes pontos, definidos por golpes e defesas, servem para definir o ganhador em caso da luta chegar até o fim. Quando um lutador consegue derrubar o adversário e este permanece por 10 segundos no chão ou não apresentar condições de continuidade na luta, ela termina por nocaute. Não são permitidos golpes baixos (na linha da cintura ou abaixo dela).
O boxe é um esporte, também considerado arte marcial, que faz parte dos Jogos Pan-Americanos e também das Olimpíadas. Podemos citar como boxeadores que mais fizeram sucesso: Larry Holmes, Muhammad Ali, Sugar Ray Leonard, Oscar de la Hoya, Julio Cesar Chavez e Mike Tyson. No brasil, podemos destacar Éder Jofre, Adilson "Maguila" Rodrigues e Acelino Popó Freitas.
Principais golpes de boxe: os principais golpes de boxe são: cruzado (aplicado na lateral da cabeça do adversário), jab (golpes preparatórios de baixo impacto e rápidos), direto (soco frontal) e upper (também conhecido como gancho, ocorre de baixo para cima atingindo o queixo).

Adelino soares 1ºE disse...

O boxe ou pugilismo é um esporte de combate, no qual os lutadores usam apenas os punhos, tanto para a defesa, como para o ataque. A palavra deriva do inglês to box, que significa bater, ou pugilismo (bater com os punhos), expressão utilizada na Inglaterra entre 1000 e 1850.Populares na Inglaterra nos séculos XVIII e XIX, o boxe era praticado com as mãos nuas. Essas lutas com as mãos descobertas eram frequentemente brutais. O desporto foi reformado em 1867, com as Regras de Queensberry, que previam rounds de três minutos, separados por um intervalo de um minuto, além do uso obrigatório das luvas. Essas regras entraram em vigor em 1872

Liliane Rosa 7ºA disse...

O boxe ou pugilismo é um esporte de combate, no qual os lutadores usam apenas os punhos, tanto para a defesa, como para o ataque. A palavra deriva do inglês to box, que significa bater, ou pugilismo (bater com os punhos), expressão utilizada na Inglaterra entre 1000 e 1850.

Luiza Nunes 1ºE disse...

Boxe é uma arte marcial que usa apenas os punhos tanto para defesa como para o ataque. A palavra deriva do inglês to box, que significa "bater", ou "bater com os punhos", expressão utilizada na Inglaterra entre 1000 e 1850.

Essa arte é modernamente chamada de "pugilismo", que tem origens diversas como, no latim, em pugil, que significa "lutador com cestus" (que eram um conjunto de correias de couro, placas de ferro e chumbo que guarneciam os punhos dos lutadores romanos da antigüidade), ou em "pugillus", que significa "punho fechado", em forma de soco.
Para vencer uma luta de boxe, o boxeador deve golpear mais e melhor que seu adversário nos rounds estipulados.

O ringue de boxe é um quadrilátero, quadrado que pode medir de 4,9 a 7,3 metros de cada lado. Cada canto possui um poste de 145 cm de altura.

As luvas mais comuns pesam entre 170 e 340 gramas.

As lutas tem entre quatro a doze rounds de três minutos cada. Nos jogos olímpicos, as lutas são disputadas em apenas quatro rounds de dois minutos.

Cada luta profissional tem um grupo de cinco jurados.

O saco de treino pesa entre quarenta e cinquenta quilos. É feito de couro e recheado de serragem ou raspas de pneu. A punching ball, menor do que o saco normal, pesa entre trezentos e quinhentos gramas.
Golpes

Cruzado: o alvo é a lateral da cabeça do adversário.
Direto: golpe frontal.
Jab: golpe normalmente preparatório, mas que às vezes torna-se perigoso.
Upper: desferido de baixo para cima no queixo do oponente.
Hook ou gancho: golpe desferido na linha da cintura do oponente.
Swing: golpe desferido de cima para baixo. é aplicado no maxilar do adversário.

Nocaute

Efeito de provocar a inconsciência do adversário por 10 segundos no mínimo.

Golpes baixos

Os golpes baixos são os aplicados abaixo da cintura e não são permitidos no boxe. Os golpes permitidos são os aplicados na parte frontal do adversário, como no rosto e no abdómen. Se o outro adversário bater em uma dessas partes o mesmo será eliminado.

Gabriela 1D disse...

o boxe é um esporte que exige bastante disciplina tática. Pode ser comparado até com um jogo de xadrez disputado em cima de um ringue. Exige movimentação, reação, defesa, esquiva e o ataque. Para obter sucesso, o lutador deve priorizar tanto a defesa quanto o ataque. Se você se defender demais estará fugindo da luta. E se atacar sem se resguardar, você acabará na lona.

Você deve conhecer, como ninguém, as dificuldades do seu esporte. O boxe não é só um jogo de tática, mas um jogo de peso, altura e alcance. Você tem que saber aplicar a sua força na hora exata, assim como deve saber economizar forças na hora certa também, para não se cansar. Em resumo, tem que jogar com as cartas que tem na mão.

O boxe é um esporte que não depende só de genética. Você pode desenvolver suas habilidades e se tornar um grande boxeador. A constante evolução e as mudanças que vêm ocorrendo no esporte ao longo dos anos comprovam diversos exemplos dessa teoria. O boxeador tem que melhorar a cada dia para se manter sempre no topo.

Para se manter no topo é preciso treinar igual a um profissional. Você precisa desenvolver sua resistência e força física e treinar a movimentação e a velocidade dos pés e das mãos. Mas, isso tudo com certeza não é fácil.

Para atingir a perfeição é preciso treinar pesado. Mas para isso, é importante uma boa alimentação e uma suplementação adequada, senão você se sentirá fraco durante os treinos. Fraqueza é sinônimo de desmotivação. Para evitar isso, além de uma excelente alimentação é necessário, também, uma boa suplementação.

Os grandes campeões de boxe fazem uso dos melhores suplementos existentes no mercado. Os suplementos indicados a seguir contêm nutrientes que ajudarão na melhoria da performance atlética e da motivação do boxeador.

Andressa ribeiro 2c disse...

História
O lançamento de disco é uma prova antiga, com origem na Grécia Antiga. O desporto está representado na estatuária contemporânea, em particular pelo Discóbolo, uma obra de Míron datada do século V a.C..


Lançamento de disco.A prova fez parte dos Jogos Olímpicos de 708 a.C. e foi incluida logo na primeira edição da era moderna em Atenas 1896. O primeiro campeão olímpico foi Robert Garrett. A prova de senhoras foi introduzida nos Jogos de Amesterdã em 1928. A primeira campeã foi Halina Konopacka da Polónia.

Os suecos lançavam de um quadrado, os americanos introduziram o círculo, mas ambos estáticos e com as duas mãos. Em 1907 o disco masculino foi padronizado, pesando 2 kg e medindo 22cm. O disco feminino só foi padronizado em 1928. A pegada com uma das mãos entrou em uso em 1920 e em 1926 introduziu-se o giro, aceite oficialmente apenas em 1954.

[editar] Recordes mundiais
[editar] Homens
Dados de 14 de outubro de 2010.[3]

Marca Atleta Nacionalidade Local Data
74,08 Jürgen Schult