O lançamento de disco é um desporto da área do atletismo. O objetivo da prova consiste em lançar um disco na distância mais longa possível.
A prova O disco é um prato de metal que se lança tem a forma de um círculo que tem um diâmetro de 22 cm. Na prova masculina, o disco mede entre 219 e 221 mm de diâmetro e de 44 a 46 mm de espessura e pesa 2 kg. Na modalidade feminina, mede entre 180 e 182 mm de diâmetro e de 37 a 39 mm de espessura, pesando 1 kg. O atleta segura o disco plano contra os dedos da mão e o antebraço do lado do lançamento, logo gira sobre si mesmo rapidamente e lança o disco ao ar estendendo o braço. Todo o material deve ser fornecido pela organização da competição. Para melhorar a pegada é permitido o uso de uma substância adequada nas mãos. Pode ser usado um cinturão para proteger a coluna...
História O lançamento de disco é uma prova antiga, com origem na Grécia Antiga. O desporto está representado na estatuária contemporânea, em particular pelo Discóbolo, uma obra de Míron datada do século V a.C. A prova fez parte dos Jogos Olímpicos de 708 a.C. e foi incluida logo na primeira edição da era moderna em Atenas 1896. O primeiro campeão olímpico foi Robert Garrett. A prova de senhoras foi introduzida nos Jogos de Amesterdã em 1928. A primeira campeã foi Halina Konopacka da Polónia. Os suecos lançavam de um quadrado, os americanos introduziram o círculo, mas ambos estáticos e com as duas mãos. Em 1907 o disco masculino foi padronizado, pesando 2 kg e medindo 22cm. O disco feminino só foi padronizado em 1928. A pegada com uma das mãos entrou em uso em 1920 e em 1926 introduziu-se o giro, aceite oficialmente apenas em 1954
O lançamento de disco é uma das várias modalidades do atletismo. O objetivo é que o disco seja lançado o mais distante possível. Para isso o atleta conta com três tentativas. Apenas os oito melhores lançadores tem possibilidade de lançar outras três vezes.
O esporte teve origem nas Olimpíadas da Antiguidade, precisamente em 708 AC. Existem várias obras de arte que comprovam o fato, como a estátua de Discobolo, criada em 455 AC. pelo grego Míron. Provavelmente os primeiros discos não tinham a forma dos atuais, e eram de pedra. A forma circular do disco utilizado atualmente, foi sendo aperfeiçoada com o tempo. O lançamento de disco foi incluído nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 1896.
A diferença principal para as competições atuais é que o lançamento era estático, até por volta de 1900, quando os nórdicos passaram a girar para fazer o arremesso. Nessa época o lançamento era feito com as duas mãos. Após a década de 20, foi criada a regra do arremesso com uma mão apenas, e em 1954, o giro passou a ser obrigatório nas competições.
O disco tem medidas e pesos diferentes para homens e mulheres. Pode ser de madeira ou outro material adequado, oco ou não, e deve ter as bordas arredondadas. As medidas dos discos são:
Homens – pesa 2 kg, mede entre 219 e 221 mm de diâmetro e tem de 44 a 46 mm de espessura. Mulheres – pesa 1 kg, mede entre 180 a 182 mm de diâmetro, e tem de 37 a 39 mm de espessura.
Nas competições, o atleta fica dentro de uma espécie de jaula (é assim mesmo que é chamada), que nada mais é do que uma rede de 4m de altura, com uma abertura em um ângulo de 40°. É por essa abertura que o disco é lançado. O atleta deve, ainda, se manter dentro de um círculo de 2,5m de diâmetro, e não pode pisar na linha que marca essa distância.
O movimento no momento do arremesso é de um giro de uma volta e meia. Usa o corpo, além do braço, para dar um maior impulso no momento da liberação do disco.
Os recordes mundiais, no masculino assim como no feminino, pertencem a atletas da antiga Alemanha Oriental: Jürgen Schult, em 1986, com a marca de 74,08 m e Gabriele Reinsch em 1988, com a marca de 76,80 m.
O lançamento de disco é um desporto da área do atletismo. O objetivo da prova consiste em lançar um disco na distância mais longa possível. PROVA :O disco é um prato de metal que se lança tem a forma de um círculo que tem um diâmetro de 22 cm. Na prova masculina, o disco mede entre 219 e 221 mm de diâmetro e de 44 a 46 mm de espessura e pesa 2 kg. Na modalidade feminina, mede entre 180 e 182 mm de diâmetro e de 37 a 39 mm de espessura, pesando 1 kg.
O atleta segura o disco plano contra os dedos da mão e o antebraço do lado do lançamento, logo gira sobre si mesmo rapidamente e lança o disco ao ar estendendo o braço. Todo o material deve ser fornecido pela organização da competição.
Para melhorar a pegada é permitido o uso de uma substância adequada nas mãos. Pode ser usado um cinturão para proteger a coluna...
O disco é um prato de metal que se lança tem a forma de um círculo que tem um diâmetro de 22 cm. Na prova masculina, o disco mede entre 219 e 221 mm de diâmetro e de 44 a 46 mm de espessura e pesa 2 kg. Na modalidade feminina, mede entre 180 e 182 mm de diâmetro e de 37 a 39 mm de espessura, pesando 1 kg.
O atleta segura o disco plano contra os dedos da mão e o antebraço do lado do lançamento, logo gira sobre si mesmo rapidamente e lança o disco ao ar estendendo o braço. Todo o material deve ser fornecido pela organização da competição.
Para melhorar a pegada é permitido o uso de uma substância adequada nas mãos. Pode ser usado um cinturão para proteger a coluna. O lançamento de disco é uma prova antiga, com origem na Grécia Antiga. O desporto está representado na estatuária contemporânea, em particular pelo Discóbolo, uma obra de Míron datada do século V a.C. A prova fez parte dos Jogos Olímpicos de 708 a.C. e foi incluida logo na primeira edição da era moderna em Atenas 1896. O primeiro campeão olímpico foi Robert Garrett. A prova de senhoras foi introduzida nos Jogos de Amesterdã em 1928. A primeira campeã foi Halina Konopacka da Polónia.
Os suecos lançavam de um quadrado, os americanos introduziram o círculo, mas ambos estáticos e com as duas mãos. Em 1907 o disco masculino foi padronizado, pesando 2 kg e medindo 22cm. O disco feminino só foi padronizado em 1928. A pegada com uma das mãos entrou em uso em 1920 e em 1926 introduziu-se o giro, aceite oficialmente apenas em 1954.
Lançamento de Disco é uma das provas que teve origem nas Olimpíadas da Antiguidade. A imagem mais conhecida do esporte é o Discobolo, estátua criada pelo grego Míron em 455 AC. Para os homens, o disco mede entre 219 e 221 mm de diâmetro e de 44 a 46 mm de espessura e pesa 2 kg. As mulheres arremessam um disco de 180 a 182 mm de diâmetro, 37 a 39 mm de espessura e pesa 1 kg.
O lançamento de disco é um desporto da área do atletismo. O objetivo da prova consiste em lançar um disco na distância mais longa possível.O disco é um prato de metal que se lança tem a forma de um círculo que tem um diâmetro de 22 cm. Na prova masculina, o disco mede entre 219 e 221 mm de diâmetro e de 44 a 46 mm de espessura e pesa 2 kg. Na modalidade feminina, mede entre 180 e 182 mm de diâmetro e de 37 a 39 mm de espessura, pesando 1 kg.
O lançamento de disco é uma prova antiga, com origem na Grécia Antiga. O desporto está representado na estatuária contemporânea, em particular pelo Discóbolo, uma obra de Míron datada do século V a.C..
Lançamento de disco. A prova fez parte dos Jogos Olímpicos de 708 a.C. e foi incluida logo na primeira edição da era moderna em Atenas 1896. O primeiro campeão olímpico foi Robert Garrett. A prova de senhoras foi introduzida nos Jogos de Amesterdã em 1928. A primeira campeã foi Halina Konopacka da Polónia. Os suecos lançavam de um quadrado, os americanos introduziram o círculo, mas ambos estáticos e com as duas mãos. Em 1907 o disco masculino foi padronizado, pesando 2 kg e medindo 22cm. O disco feminino só foi padronizado em 1928. A pegada com uma das mãos entrou em uso em 1920 e em 1926 introduziu-se o giro, aceite oficialmente apenas em
Hipismo é a arte de montar a cavalo que compreende todas as práticas desportivas que envolvam este animal. De entre as quais, pode-se contar a equitação, provas de salto, dressage, corridas, polo etc. A nível olímpico, esta prática faz-se representar pelas modalidades de corrida, salto e dressage. Apesar de existir desde a antiguidade, suas regras e competições modernas surgiram no ano de 1883, nos Estados Unidos. No programa dos Jogos Olímpicos modernos, o hipismo foi incluído nos Jogos Olímpicos de Verão de 1912 em Estocolmo, Suécia.
• O lançamento de disco é um esporte que teve origem desde os tempos antigos.
• Foi incluído nos primeiros Jogos Olímpicos de Atenas em 1896 para a competição masculina. As mulheres começaram a competir em 1928 nos Jogos de Amsterdã.
• O atleta deve ter um bom condicionamento, ser flexível e muita experiência nessa modalidade para participar dos Jogos Olímpicos.
Regras
• O peso do disco é pré-determinado pela IAAF (Federação Internacional de Atletismo).
• O atleta não pode deixar o círculo até que o disco tenha caído ou sem a autorização do juiz.
• A distância medida do disco lançado é tomada desde a borda do círculo até o ponto em que o disco tocou o chão.
• O atleta pode fazer oito lançamentos.
Pontuação
• O melhor lançamento é registrado e avaliado para decidir quem será o ganhador.
• Se houver empate entre atletas, o segundo melhor lançamento é calculado na pontuação geral. Provas disputadas
O lançamento de disco é uma das várias modalidades do atletismo. O objetivo é que o disco seja lançado o mais distante possível. Para isso o atleta conta com três tentativas. Apenas os oito melhores lançadores tem possibilidade de lançar outras três vezes.
O esporte teve origem nas Olimpíadas da Antiguidade, precisamente em 708 AC. Existem várias obras de arte que comprovam o fato, como a estátua de Discobolo, criada em 455 AC. pelo grego Míron. Provavelmente os primeiros discos não tinham a forma dos atuais, e eram de pedra. A forma circular do disco utilizado atualmente, foi sendo aperfeiçoada com o tempo. O lançamento de disco foi incluído nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 1896.
A diferença principal para as competições atuais é que o lançamento era estático, até por volta de 1900, quando os nórdicos passaram a girar para fazer o arremesso. Nessa época o lançamento era feito com as duas mãos. Após a década de 20, foi criada a regra do arremesso com uma mão apenas, e em 1954, o giro passou a ser obrigatório nas competições.
O disco tem medidas e pesos diferentes para homens e mulheres. Pode ser de madeira ou outro material adequado, oco ou não, e deve ter as bordas arredondadas. As medidas dos discos são:
Homens – pesa 2 kg, mede entre 219 e 221 mm de diâmetro e tem de 44 a 46 mm de espessura. Mulheres – pesa 1 kg, mede entre 180 a 182 mm de diâmetro, e tem de 37 a 39 mm de espessura.
Nas competições, o atleta fica dentro de uma espécie de jaula (é assim mesmo que é chamada), que nada mais é do que uma rede de 4m de altura, com uma abertura em um ângulo de 40°. É por essa abertura que o disco é lançado. O atleta deve, ainda, se manter dentro de um círculo de 2,5m de diâmetro, e não pode pisar na linha que marca essa distância.
O movimento no momento do arremesso é de um giro de uma volta e meia. Usa o corpo, além do braço, para dar um maior impulso no momento da liberação do disco.
Os recordes mundiais, no masculino assim como no feminino, pertencem a atletas da antiga Alemanha Oriental: Jürgen Schult, em 1986, com a marca de 74,08 m e Gabriele Reinsch em 1988, com a marca de 76,80 m.
História O lançamento de disco é uma prova antiga, com origem na Grécia Antiga. O desporto está representado na estatuária contemporânea, em particular pelo Discóbolo, uma obra de Míron datada do século V a.C..
Lançamento de disco.A prova fez parte dos Jogos Olímpicos de 708 a.C. e foi incluida logo na primeira edição da era moderna em Atenas 1896. O primeiro campeão olímpico foi Robert Garrett. A prova de senhoras foi introduzida nos Jogos de Amesterdã em 1928. A primeira campeã foi Halina Konopacka da Polónia.
Os suecos lançavam de um quadrado, os americanos introduziram o círculo, mas ambos estáticos e com as duas mãos. Em 1907 o disco masculino foi padronizado, pesando 2 kg e medindo 22cm. O disco feminino só foi padronizado em 1928. A pegada com uma das mãos entrou em uso em 1920 e em 1926 introduziu-se o giro, aceite oficialmente apenas em 1954.
[editar] Recordes mundiais [editar] Homens Dados de 14 de outubro de 2010.[3]
Marca Atleta Nacionalidade Local Data 74,08 Jürgen Schult
11 comentários:
O lançamento de disco é um desporto da área do atletismo. O objetivo da prova consiste em lançar um disco na distância mais longa possível.
A prova
O disco é um prato de metal que se lança tem a forma de um círculo que tem um diâmetro de 22 cm. Na prova masculina, o disco mede entre 219 e 221 mm de diâmetro e de 44 a 46 mm de espessura e pesa 2 kg. Na modalidade feminina, mede entre 180 e 182 mm de diâmetro e de 37 a 39 mm de espessura, pesando 1 kg.
O atleta segura o disco plano contra os dedos da mão e o antebraço do lado do lançamento, logo gira sobre si mesmo rapidamente e lança o disco ao ar estendendo o braço. Todo o material deve ser fornecido pela organização da competição.
Para melhorar a pegada é permitido o uso de uma substância adequada nas mãos. Pode ser usado um cinturão para proteger a coluna...
História
O lançamento de disco é uma prova antiga, com origem na Grécia Antiga. O desporto está representado na estatuária contemporânea, em particular pelo Discóbolo, uma obra de Míron datada do século V a.C.
A prova fez parte dos Jogos Olímpicos de 708 a.C. e foi incluida logo na primeira edição da era moderna em Atenas 1896. O primeiro campeão olímpico foi Robert Garrett. A prova de senhoras foi introduzida nos Jogos de Amesterdã em 1928. A primeira campeã foi Halina Konopacka da Polónia.
Os suecos lançavam de um quadrado, os americanos introduziram o círculo, mas ambos estáticos e com as duas mãos. Em 1907 o disco masculino foi padronizado, pesando 2 kg e medindo 22cm. O disco feminino só foi padronizado em 1928. A pegada com uma das mãos entrou em uso em 1920 e em 1926 introduziu-se o giro, aceite oficialmente apenas em 1954
O lançamento de disco é uma das várias modalidades do atletismo. O objetivo é que o disco seja lançado o mais distante possível. Para isso o atleta conta com três tentativas. Apenas os oito melhores lançadores tem possibilidade de lançar outras três vezes.
O esporte teve origem nas Olimpíadas da Antiguidade, precisamente em 708 AC. Existem várias obras de arte que comprovam o fato, como a estátua de Discobolo, criada em 455 AC. pelo grego Míron. Provavelmente os primeiros discos não tinham a forma dos atuais, e eram de pedra. A forma circular do disco utilizado atualmente, foi sendo aperfeiçoada com o tempo. O lançamento de disco foi incluído nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 1896.
A diferença principal para as competições atuais é que o lançamento era estático, até por volta de 1900, quando os nórdicos passaram a girar para fazer o arremesso. Nessa época o lançamento era feito com as duas mãos. Após a década de 20, foi criada a regra do arremesso com uma mão apenas, e em 1954, o giro passou a ser obrigatório nas competições.
O disco tem medidas e pesos diferentes para homens e mulheres. Pode ser de madeira ou outro material adequado, oco ou não, e deve ter as bordas arredondadas. As medidas dos discos são:
Homens – pesa 2 kg, mede entre 219 e 221 mm de diâmetro e tem de 44 a 46 mm de espessura.
Mulheres – pesa 1 kg, mede entre 180 a 182 mm de diâmetro, e tem de 37 a 39 mm de espessura.
Nas competições, o atleta fica dentro de uma espécie de jaula (é assim mesmo que é chamada), que nada mais é do que uma rede
de 4m de altura, com uma abertura em um ângulo de 40°. É por essa abertura que o disco é lançado. O atleta deve, ainda, se manter dentro de um círculo de 2,5m de diâmetro, e não pode pisar na linha que marca essa distância.
O movimento no momento do arremesso é de um giro de uma volta e meia. Usa o corpo, além do braço, para dar um maior impulso no momento da liberação do disco.
Os recordes mundiais, no masculino assim como no feminino, pertencem a atletas da antiga Alemanha Oriental: Jürgen Schult, em 1986, com a marca de 74,08 m e Gabriele Reinsch em 1988, com a marca de 76,80 m.
O lançamento de disco é um desporto da área do atletismo. O objetivo da prova consiste em lançar um disco na distância mais longa possível. PROVA :O disco é um prato de metal que se lança tem a forma de um círculo que tem um diâmetro de 22 cm. Na prova masculina, o disco mede entre 219 e 221 mm de diâmetro e de 44 a 46 mm de espessura e pesa 2 kg. Na modalidade feminina, mede entre 180 e 182 mm de diâmetro e de 37 a 39 mm de espessura, pesando 1 kg.
O atleta segura o disco plano contra os dedos da mão e o antebraço do lado do lançamento, logo gira sobre si mesmo rapidamente e lança o disco ao ar estendendo o braço. Todo o material deve ser fornecido pela organização da competição.
Para melhorar a pegada é permitido o uso de uma substância adequada nas mãos. Pode ser usado um cinturão para proteger a coluna...
O disco é um prato de metal que se lança tem a forma de um círculo que tem um diâmetro de 22 cm. Na prova masculina, o disco mede entre 219 e 221 mm de diâmetro e de 44 a 46 mm de espessura e pesa 2 kg. Na modalidade feminina, mede entre 180 e 182 mm de diâmetro e de 37 a 39 mm de espessura, pesando 1 kg.
O atleta segura o disco plano contra os dedos da mão e o antebraço do lado do lançamento, logo gira sobre si mesmo rapidamente e lança o disco ao ar estendendo o braço. Todo o material deve ser fornecido pela organização da competição.
Para melhorar a pegada é permitido o uso de uma substância adequada nas mãos. Pode ser usado um cinturão para proteger a coluna. O lançamento de disco é uma prova antiga, com origem na Grécia Antiga. O desporto está representado na estatuária contemporânea, em particular pelo Discóbolo, uma obra de Míron datada do século V a.C. A prova fez parte dos Jogos Olímpicos de 708 a.C. e foi incluida logo na primeira edição da era moderna em Atenas 1896. O primeiro campeão olímpico foi Robert Garrett. A prova de senhoras foi introduzida nos Jogos de Amesterdã em 1928. A primeira campeã foi Halina Konopacka da Polónia.
Os suecos lançavam de um quadrado, os americanos introduziram o círculo, mas ambos estáticos e com as duas mãos. Em 1907 o disco masculino foi padronizado, pesando 2 kg e medindo 22cm. O disco feminino só foi padronizado em 1928. A pegada com uma das mãos entrou em uso em 1920 e em 1926 introduziu-se o giro, aceite oficialmente apenas em 1954.
Lançamento de Disco é uma das provas que teve origem nas Olimpíadas da Antiguidade. A imagem mais conhecida do esporte é o Discobolo, estátua criada pelo grego Míron em 455 AC.
Para os homens, o disco mede entre 219 e 221 mm de diâmetro e de 44 a 46 mm de espessura e pesa 2 kg. As mulheres arremessam um disco de 180 a 182 mm de diâmetro, 37 a 39 mm de espessura e pesa 1 kg.
O lançamento de disco é um desporto da área do atletismo. O objetivo da prova consiste em lançar um disco na distância mais longa possível.O disco é um prato de metal que se lança tem a forma de um círculo que tem um diâmetro de 22 cm. Na prova masculina, o disco mede entre 219 e 221 mm de diâmetro e de 44 a 46 mm de espessura e pesa 2 kg. Na modalidade feminina, mede entre 180 e 182 mm de diâmetro e de 37 a 39 mm de espessura, pesando 1 kg.
O lançamento de disco é uma prova antiga, com origem na Grécia Antiga. O desporto está representado na estatuária contemporânea, em particular pelo Discóbolo, uma obra de Míron datada do século V a.C..
Lançamento de disco.
A prova fez parte dos Jogos Olímpicos de 708 a.C. e foi incluida logo na primeira edição da era moderna em Atenas 1896. O primeiro campeão olímpico foi Robert Garrett. A prova de senhoras foi introduzida nos Jogos de Amesterdã em 1928. A primeira campeã foi Halina Konopacka da Polónia.
Os suecos lançavam de um quadrado, os americanos introduziram o círculo, mas ambos estáticos e com as duas mãos. Em 1907 o disco masculino foi padronizado, pesando 2 kg e medindo 22cm. O disco feminino só foi padronizado em 1928. A pegada com uma das mãos entrou em uso em 1920 e em 1926 introduziu-se o giro, aceite oficialmente apenas em
Hipismo é a arte de montar a cavalo que compreende todas as práticas desportivas que envolvam este animal. De entre as quais, pode-se contar a equitação, provas de salto, dressage, corridas, polo etc. A nível olímpico, esta prática faz-se representar pelas modalidades de corrida, salto e dressage. Apesar de existir desde a antiguidade, suas regras e competições modernas surgiram no ano de 1883, nos Estados Unidos. No programa dos Jogos Olímpicos modernos, o hipismo foi incluído nos Jogos Olímpicos de Verão de 1912 em Estocolmo, Suécia.
Introdução
• O lançamento de disco é um esporte que teve origem desde os tempos antigos.
• Foi incluído nos primeiros Jogos Olímpicos de Atenas em 1896 para a competição masculina. As mulheres começaram a competir em 1928 nos Jogos de Amsterdã.
• O atleta deve ter um bom condicionamento, ser flexível e muita experiência nessa modalidade para participar dos Jogos Olímpicos.
Regras
• O peso do disco é pré-determinado pela IAAF (Federação Internacional de Atletismo).
• O atleta não pode deixar o círculo até que o disco tenha caído ou sem a autorização do juiz.
• A distância medida do disco lançado é tomada desde a borda do círculo até o ponto em que o disco tocou o chão.
• O atleta pode fazer oito lançamentos.
Pontuação
• O melhor lançamento é registrado e avaliado para decidir quem será o ganhador.
• Se houver empate entre atletas, o segundo melhor lançamento é calculado na pontuação geral.
Provas disputadas
• Lançamento de disco (feminino e masculino)
O lançamento de disco é uma das várias modalidades do atletismo. O objetivo é que o disco seja lançado o mais distante possível. Para isso o atleta conta com três tentativas. Apenas os oito melhores lançadores tem possibilidade de lançar outras três vezes.
O esporte teve origem nas Olimpíadas da Antiguidade, precisamente em 708 AC. Existem várias obras de arte que comprovam o fato, como a estátua de Discobolo, criada em 455 AC. pelo grego Míron. Provavelmente os primeiros discos não tinham a forma dos atuais, e eram de pedra. A forma circular do disco utilizado atualmente, foi sendo aperfeiçoada com o tempo. O lançamento de disco foi incluído nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 1896.
A diferença principal para as competições atuais é que o lançamento era estático, até por volta de 1900, quando os nórdicos passaram a girar para fazer o arremesso. Nessa época o lançamento era feito com as duas mãos. Após a década de 20, foi criada a regra do arremesso com uma mão apenas, e em 1954, o giro passou a ser obrigatório nas competições.
O disco tem medidas e pesos diferentes para homens e mulheres. Pode ser de madeira ou outro material adequado, oco ou não, e deve ter as bordas arredondadas. As medidas dos discos são:
Homens – pesa 2 kg, mede entre 219 e 221 mm de diâmetro e tem de 44 a 46 mm de espessura.
Mulheres – pesa 1 kg, mede entre 180 a 182 mm de diâmetro, e tem de 37 a 39 mm de espessura.
Nas competições, o atleta fica dentro de uma espécie de jaula (é assim mesmo que é chamada), que nada mais é do que uma rede
de 4m de altura, com uma abertura em um ângulo de 40°. É por essa abertura que o disco é lançado. O atleta deve, ainda, se manter dentro de um círculo de 2,5m de diâmetro, e não pode pisar na linha que marca essa distância.
O movimento no momento do arremesso é de um giro de uma volta e meia. Usa o corpo, além do braço, para dar um maior impulso no momento da liberação do disco.
Os recordes mundiais, no masculino assim como no feminino, pertencem a atletas da antiga Alemanha Oriental: Jürgen Schult, em 1986, com a marca de 74,08 m e Gabriele Reinsch em 1988, com a marca de 76,80 m.
História
O lançamento de disco é uma prova antiga, com origem na Grécia Antiga. O desporto está representado na estatuária contemporânea, em particular pelo Discóbolo, uma obra de Míron datada do século V a.C..
Lançamento de disco.A prova fez parte dos Jogos Olímpicos de 708 a.C. e foi incluida logo na primeira edição da era moderna em Atenas 1896. O primeiro campeão olímpico foi Robert Garrett. A prova de senhoras foi introduzida nos Jogos de Amesterdã em 1928. A primeira campeã foi Halina Konopacka da Polónia.
Os suecos lançavam de um quadrado, os americanos introduziram o círculo, mas ambos estáticos e com as duas mãos. Em 1907 o disco masculino foi padronizado, pesando 2 kg e medindo 22cm. O disco feminino só foi padronizado em 1928. A pegada com uma das mãos entrou em uso em 1920 e em 1926 introduziu-se o giro, aceite oficialmente apenas em 1954.
[editar] Recordes mundiais
[editar] Homens
Dados de 14 de outubro de 2010.[3]
Marca Atleta Nacionalidade Local Data
74,08 Jürgen Schult
Postar um comentário